TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MODELO MECANICISTA E MODELO ORGÂNICO

Casos: MODELO MECANICISTA E MODELO ORGÂNICO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2014  •  232 Palavras (1 Páginas)  •  1.129 Visualizações

Segundo o texto base, a tipologia orgânica se caracteriza pela flexibilidade, pela pouca divisão de trabalho, pelas decisões descentralizadas e pela atuação em ambientes dinâmicos, e normalmente pode contemplar outros objetivos, como: transferência de conhecimento e maior adaptação às demandas.

Já a tipologia mecanicista é a que destaca acentuada estrutura burocrática, ou seja, divisão de trabalho, decisões centralizadas e hierarquia definida, caracterizando-se pelo cunho altamente formal. Com essa tipologia, determinados objetivos podem ser alcançados a partir de um planejamento bem definido.

Ademais, qualquer organização possui as tipologias de caráter orgânico e mecânico, podendo uma delas ser a predominante. Daí a razão em afirmarmos que as tipologias devem manter a unidade em torno de objetivos, ou seja, mantendo suas características, elas têm o papel de contribuir para a própria organização que lhe dá suporte.

Diante do exposto, é possível sim implementar o conceito de tipologia orgânica em organizações burocráticas, haja vista, existirem em uma organização, a existência das duas tipologias como descrito acima. Ademais, existirão setores dentro da estrutura da organização burocrática, que necessitará da prática da informalidade em alguma atividade organizacional.

Fonte:

Préve, Altamiro Damian

Organização, processos e tomada de decisão / Altamiro Damian Préve, Gilberto de Oliveira Moritz, Maurício Fernandes Pereira. – 2. ed. reimp. – Florianópolis : Departamento de Ciências da Administração / UFSC; [Brasília] : CAPES : UAB, 2012.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com