TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha De Um Toque De Clássicos - Durkhein

Monografias: Resenha De Um Toque De Clássicos - Durkhein. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/2/2014  •  452 Palavras (2 Páginas)  •  1.207 Visualizações

Página 1 de 2

Durkheim (Um Toque de Clássicos)

Durkheim aborda sobre o fato social, para ele a sociedade é anterior e posterior ao indivíduo. O fato social se revela em sua exterioridade tem uma visão holista, imposição ou seja, a sociedade se impõe sobre o indivíduo sob pena do mesmo sofrer sanções se não cumprida. O determinismo de Durkheim é a moral, determina a forma de viver em sociedade.

A grande questão filosófica de Durkheim era: em uma sociedade moderna (capitalista), o indivíduo tem a capacidade de pensar por si próprio? Para Durkheim, o indivíduo está preso à sociedade. O sociólogo francês procurou trabalhar o indivíduo e a sociedade. Para ele, o indivíduo é fruto da sociedade, e não é formado a partir de si próprio, suas ideias e concepções são definidos pelos padrões da sociedade impostas à ele. Durkheim trabalhou em cima do fato social, qualquer coisa que se imponha sobre o indivíduo (moral, comportamento, ideia política). Ou seja, o indivíduo não possui liberdade de pensamento, pois a sociedade impõe os pensamentos aos indivíduos. O fato social procurar utilizar duas ferramentas de coerção, que obriga o indivíduo a ter determinados padrões dentro da sociedade: as regras morais (culturais), que definem o comportamento do indivíduo, que abrigadas por questão moral, familiar, religiosa e que não está ligada ao estado, embora não signifique que o indivíduo terá punições. Ex.: desobediência aos pais. E as regras judiciais, impostas pelo estado havendo punição em caso o indivíduo infrinja essas regras e que está dentro desses mesmos códigos. Ex.: roubo, assassinato. São a partir dessas regras que a sociedade se impõe sobre o indivíduo. Lembrando que toda regra judicial origina-se de uma regra moral. Ex.: assassinato.

Para impor essas forças ao indivíduo, a sociedade faz uso da educação. A educação é uma ferramenta de coerção social, pois, desde cedo a criança é ensinada sobre essas regras. Além de ser receptor desses padrões de comportamento, o indivíduo também é um reprodutor dessas ideais.

Durkheim também fez comparações entre a sociedade moderna e a sociedade primitiva. Ele trabalhou muito a questão da solidariedade (elo entre a convivência dos indivíduos). Havendo dois tipos de solidariedade:

Solidariedade mecânica = característica das sociedades primitivas, em que todas as coisas básicas para a sobrevivência humana é oriunda da divisão social do trabalho. Possui esse nome, devido à comparação com o funcionamento do relógio (engrenagem = seres humanos).

Solidariedade orgânica = característica da sociedade capitalista moderna, em que as pessoas embora possuam funções diferentes dependem mutuamente umas das outras. Possui esse nome devido à comparação com o organismo humano (órgãos = seres humanos). Durkheim também afirmava que o individualismo fortalece a sociedade, pois se um indivíduo se isolar e se especializar ele terá mais tarefas que beneficiem a sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com