TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Um breve histórico de criação de moeda

Artigo: Um breve histórico de criação de moeda. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/8/2014  •  Artigo  •  392 Palavras (2 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 2

Pesquise na internet ou em livros a origem da moeda, das operações comerciais e da cobrança de juros nos empréstimos. Elabore um resumo no qual se destaque as motivações e justificativas para cobrança de juros e as práticas adotadas no passado e que ainda são consagradas pelo o uso, incluindo ainda no texto um breve histórico sobre a criação da moeda. Não se esqueça de fornecer a referencia bibliográfica e ou sites da internet utilizados na pesquisa.

O dinheiro geralmente é reconhecido como um meio de troca que é aceito no pagamento de bens, serviços e dívidas. O preço de uma mercadoria é dado por um número específico de moedas ou cédula a ser paga por determinado bem. Porem, nem sempre a mesma moeda é válida em uma mesma localidade.

Mesmo trazendo uma série de benefícios para o comércio em geral, a moeda não é utilizada em toda a economia do mundo. De forma geral, os comerciantes que utilizam o meio de troca em sua economia usam os excedentes de sua produção para estabelecerem uma forma de escambo. Ao longo do tempo, a grande variedade de produtos dificultou este tipo de troca.

E foi neste contexto que os primeiros tipos de moedas começarão a serem estipulados. Geralmente, os comerciantes costumavam utilizar algum tipo de mercadoria de grande procura como o boi, o sal, entre outras para estabelecer algum padrão monetário. O metal, por exemplo, passou a ser utilizado pela maioria das culturas, pelo seu fácil acesso e sua facilidade de mensuração, fazendo do mesmo um novo tipo de moeda.

As primeiras ligas metálicas utilizadas na fabricação de moedas foram o ouro e a prata. Ao longo dos séculos, a requisição das jazidas de ouro e de prata para a fabricação das moedas acabou se tornando cada vez mais difícil. Por isso, o papel moeda acabou ganhando mais espaço no mercado. Com toda esta escassez de moeda, os comerciantes passaram a utilizar letras de câmbio para negociações.

Hoje em dia, o rápido processo de circulação de valores das economias cada vez mais integradas fez com que as moedas fossem substituídas por outras formas de pagamento, como o cheque e o cartão de crédito.

Mesmo notando toda esta transformações da moeda não podem dizer que tudo ocorreu de uma forma natural. Cada tipo de economia foi criado conforme suas necessidades geradas por certa cultura ou certa sociedade

.

FONTE: http://www.casadamoeda.gov.br/portalCMB/home

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com