TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Um modo de entender o'que é o bitcoin, a criptomoeda

Por:   •  24/9/2019  •  Artigo  •  835 Palavras (4 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 4

INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE CAMPUS CAMBORIÚ

VICTOR HUGO BEPPLER PEREIRA

Um modo de entender o'que é o bitcoin, a criptomoeda.

Camboriú

2018

SUMÁRIO

1. Introdução         01

2. Fundamentação Teórica         02

3. Objetivos         04

3.1. Objetivo geral         04

3.2. Objetivo específicos        04

4. Justificativa         04

5. Métodos         04

5.1. Delineamento         04

5.2. Critério de Inclusão         04

5.3. Critério de exclusão         04

6. Cronograma         05

7. Referências         05

  1. Introdução          1

O intuito deste artigo é apresentar uma visão para os jovens e adultos, o que é uma criptomoeda, em mais específico o Bitcoin onde a maioria das pessoas definem ele como a maior moeda utilizada na utilizável da internet, será falado os 3 tipos de mineração de moedas, como armazená las, a segurança da moeda é um ponto onde interessa todos.

2. Fundamentação teórica         2

De forma simples, pode-se dizer que criptomoeda é uma moeda virtual aceita como meio de pagamento em muitos países, incluindo o Brasil. A emissão não passa por uma casa da moeda ou Banco Central: são os próprios usuários que gerenciam o sistema, sem a necessidade de um intermediador ou de uma autoridade central.1

São chamadas criptomoedas, pois são baseadas em criptografia: técnica que codifica informação para garantir segurança, de forma que apenas o destinatário possa decifrá-la.²

O Bitcoin funciona como uma moeda 100% virtual, contribuindo para a proliferação de trocas comerciais que não mais envolvem o dinheiro impresso.

Bitcoin (BTC) é um tipo de criptomoeda, ou moeda virtual, criado no ano de 2009. Diferentemente das moedas convencionais, o bitcoin não possui um Banco Central controlando a sua valorização e desvalorização, que seguem os rumos do mercado – na lei da oferta e da procura – e as ondas de investimentos e notícias sobre o seu valor especulativo.

Antes de qualquer passo, o usuário deverá ter uma carteira virtual, um ponto na internet individual e intransferível onde os bitcoins ficam armazenados. Para criá-la, basta acessar o site da blockchain. Depois de ter a sua própria carteira, as unidades monetárias virtuais podem ser adquiridas de três diferentes formas:

1) Comprar bitcoin diretamente

A forma mais simples é adquirir através da troca de “moeda real” pelos bites da internet. Nesse processo, você realiza uma troca cambial de acordo com a cotação atual do mercado. Quanto mais valorizado fica o bitcoin, mais dinheiro você deverá gastar para adquiri-lo. As compras e as vendas são executadas no mesmo site onde

3

você criou a sua carteira, o blockchain, ou em caixas eletrônicos especificamente criados para isso, que ainda são muito raros e quase inexistentes no Brasil.

2) Realizar operações utilizando bitcoins

Uma forma alternativa é realizar uma venda ou negócio qualquer cobrando em bitcoins. Assim, após vender um computador ou realizar algum tipo de serviço, o pagamento poderá ser realizado através da criptomoeda. Existem casos de mansões vendidas em bitcoins, além de outros negócios que, aos poucos, vão se popularizando. Há alguns estabelecimentos no Brasil e no mundo que já recebem o pagamento de seus clientes por essa moeda, em que as operações envolvem o uso de aplicativos nos celulares dos clientes e dos vendedores.

3) Tornar-se um “minerador”

Todas as transações realizadas em bitcoin são registradas e controladas publicamente a partir do portal da blockchain, que é operada e mantida por milhares de “mineiros” em todo o mundo. Portanto, minerar bitcoins significa utilizar a capacidade de seu computador para auxiliar o servidor geral, ou seja, para manter a estrutura da rede em funcionamento. Assim, como “pagamento” ou ressarcimento de sua contribuição, você recebe algumas bitcoins em troca.

Em questão de segurança o bitcoin não se pode afirmar que é 100% seguro pois tudo tem um risco, por mais que as carteiras sejam criptografadas ainda pode ser hackeada, ou até mesmo acontecer quedas então se deve estar preparado para tudo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (85.5 Kb)   docx (19.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com