TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Entender o que é capital de giro é fundamental para uma boa gestão financeira do negócio

Por:   •  20/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  366 Palavras (2 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 2

Entender o que é capital de giro é fundamental para uma boa gestão financeira do negócio.

O capital de giro é o dinheiro necessário para manter o empreendimento e garantir a continuidade da empresa. Ele engloba todos os valores em caixa, depositados em contas bancárias e contas a receber, além de outras obrigações pendentes que podem ser convertidas em dinheiro para quitar as despesas empresariais.

Ele determina os valores disponíveis para que a empresa cumpra seus deveres e faça novos investimentos, mesmo diante de problemas como a inadimplência de clientes ou queda das vendas. Desse modo, ele garante a saúde financeira e facilita a gestão, pois permite que a empresa adquira equipamentos, mantenha os estoques e consiga trabalhar com pagamentos a prazo com os clientes, sem riscos de prejudicar o próprio orçamento.

2.  A Cia. da Praia Ltda. tem um período médio de estoques de 30 dias, um período médio de contas a receber de 45 dias e seus fornecedores concedem um prazo médio de pagamento de suas compras de 15 dias. Com essas informações responda:

- Qual o ciclo operacional da empresa?

CO = PMRE + PMRV     //      CO = 30 + 45 = 75 dias

- Qual o ciclo de caixa da empresa?

CC = PMRE + PMVR – PMRV   //   CC = 30 + 45 – 15

- Que medidas poderiam ser tomadas para uma melhoria do ciclo de caixa da empresa?

Reduzir o prazo de estoque, é necessário realizar melhorias nos processos de compras e produção, com objetivos de determinar volumes adequados fazendo uma melhor previsão de demanda e, consequentemente, reduzir o nível de estoque. Com isso, é possível reduzir o volume de pagamentos dos fornecedores e escoar mais rápido o que foi produzido, de modo antecipar o fluxo de recebimentos.

Negociar com fornecedores, aumentar o prazo médio de pagamento junto aos fornecedores também é de extrema importância para viabilizar prazos maiores nas vendas.

Antecipar os ganhos, com ações recomendadas para reduzir o prazo de recebimento, como realizar de forma eficiente as atividades de cobrança com o objetivo de diminuir atrasos de pagamentos por parte de clientes e análise de crédito eficiente para evitar perdas por inadimplência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (43.1 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com