TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma Analise Da Problemática Social Da Cidade De Pinheiro/ma

Trabalho Universitário: Uma Analise Da Problemática Social Da Cidade De Pinheiro/ma. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/10/2014  •  1.249 Palavras (5 Páginas)  •  1.110 Visualizações

Página 1 de 5

1 – INTRODUÇÃO

O município de Pinheiro situa-se no estado do Maranhão, mais precisamente na microrregião da Baixada Maranhense, e conta atualmente com uma população de 80.917 habitantes distribuídos entre cerca de 17.700 domicílios, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Desde sua fundação – ocorrida em 1856, a partir de uma fazenda de criação pertencente ao capitão-mor Inácio José Pinheiro – o município não alterou seu perfil rural e agropecuário. Ainda hoje a economia da cidade baseia-se no cultivo de espécies como arroz, milho, feijão e mandioca. Além disso, a criação extensiva de animais, especialmente bovinos e bubalinos, e a pesca são atividades muito marcantes na região. Quanto a seus aspectos sociais, a cidade de Pinheiro também apresenta grandes dificuldades: esgotos a céu aberto, ausência de sistemas de tratamento de água, moradias precárias e ruas sem pavimentação são facilmente identificáveis mesmo em áreas próximas ao centro da cidade. A população em geral apresenta baixo nível de instrução educacional e muitos sobrevivem de bolsas-auxílio oferecidas pelo governo. Todas essas constatações puderam ser realizadas a partir de pesquisas de campo feitas na cidade, as quais serviram de base para a construção deste relatório.

2 – LOCALIZAÇÃO

Para o estudo realizado, foi escolhido o município de Pinheiro, localizado na microrregião da Baixada Maranhense, mesorregião do Norte Maranhense.

3 – CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS

O município tem 80.917 habitantes, segundo estimativa do IBGE em 2014, e área de aproximadamente 1.465,503 km². Possui aproximadamente 17.700 domicílios, sendo o estado possuidor do domínio legal das terras da localidade. Os meios de acesso ao município são Rodovias e Hidrovias, além de um aeroporto de pequeno porte. A distância da cidade em relação à São Luís é de 86,32 km em linha reta, no entanto o acesso se dá pela Rodovia MA-014 e BR-135, o que acaba aumentando a distância para 340,8 km. No entanto a opção pela travessia da Baía de São Marcos por ferry-boat reduz o percurso em mais de 260 km. São Luís é para Pinheiro, assim como para quase a maioria dos municípios maranhenses, a referência para casos de saúde mais graves.

Entre os aspectos ambientais, destaca-se que os recursos hídricos da região são provenientes principalmente do Rio Pericumã e de poços artesianos. O período de chuvas ocorre entre janeiro e junho, período caracterizado como inverno. Cobertura vegetal é caracterizada por cobertura vegetal de matas, cerrados, campos, chapadas e matas de cocais.

O centro urbano de maior intercâmbio é na própria sede do município. Entre as características infraestruturas, destaca-se que o município não possui uma Estação de Tratamento de Águas. Não existe coleta e tratamento de esgoto, portanto a maioria dos domicílios conta com fossas sépticas, muitas vezes instaladas de maneira errada. Ruas asfaltadas estão presentes apenas no centro e em algumas ruas adjacentes. Pinheiro possui energia elétrica, com geração e distribuição sob responsabilidade da Companhia Energética do Maranhão (CEMAR) e da Prefeitura.

Embora não possua um funcionamento adequado, há Sistema de abastecimento de água, implantado pela Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA), fornecido de forma não gratuita. O município tem sistema de captação de água com capacidade de 515 m³ de água distribuídas, entretanto, sem tratamento. Em geral, os domicílios fazem uso de poços particulares e filtros. Existe uso de fossas nos domicílios para dar destino aos dejetos, havendo escoamento para rios e lagos, uso de sacos plásticos ou despejo dos dejetos no próprio quintal. O lixo é comumente coletado ou queimado. Maior parte do lixo é coletado, no entanto em alguns bairros da cidade ainda há o descarte inapropriado do lixo, sendo queimado ou deixado à margem de diversos locais, inclusive rios de onde retiram água para o consumo ou o peixe para o alimento. No aspecto de limpeza pública, a cidade possui nível de poluição consideravelmente elevado, onde há coleta apenas parcial dos resíduos domiciliares e empresariais.

Nos aspectos de urbanização, destaca-se que há traçado regular de vias públicas no local; a extensão aproximada das vias públicas do local é de 10 metros; não há alinhamento regular das casas existentes no local e as condições de habitualidade dos domicílios são majoritariamente precárias.

Entre as características sociais relata-se que o município possui 40 escolas, municipais ou particulares, constituindo um total de 93 docentes.

Caracterizando o sistema de saúde, Pinheiro possui postos de saúde, com instalações próprias. Possui 25 estabelecimentos de Saúde com atendimento ambulatorial e médico em especialidades básicas, que são mantidos pelo Estado. Esses estabelecimentos contam com um total de 152 funcionários, incluindo agentes comunitários de saúde, técnicos em enfermagem, enfermeiros, dentistas e médicos. No munícipio, há uma maior incidência de hipertensão, diabetes e verminoses. O Sistema Único de Saúde (SUS) promove campanhas de vacinação, com frequência semestral ou anual, dependendo da necessidade, incluindo vacinas de hepatite B, gripe, febre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com