TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PESQUISA COM DUAS EMPRESAS Relações interpessoais, análise econômica e social, teorias da administração, tecnologia e desenvolvimento humano

Por:   •  11/5/2015  •  Artigo  •  1.582 Palavras (7 Páginas)  •  819 Visualizações

Página 1 de 7

1. INTRODUÇÃO

Na última década o alimentício vem passando por diversas transformações, principalmente por causa da globalização e do aumento de interesse em comer com saúde, despertado pela mídia. As pessoas passaram a se preocupar e cuidar mais da saúde e buscar cada vez mais empresas que forneçam alimento mais saudáveis.

Baseando-se em duas empresas do ramo alimentício, porém com filosofias totalmente diferentes, iremos desenvolver uma pesquisam para entender melhor como cada uma se comporta com relação às relações interpessoais, analise econômica e social, teorias da administração, e tecnologia e desenvolvimento humano.

A primeira empresa caracteriza-se como indústria de beneficiamento de pescados, enquanto a segunda caracteriza-se como restaurante e lanchonete. Ambas destacam-se por levar em conta a qualidade não só do produto, mas também da vida do trabalhador.

2. PRIMEIRA PARTE

2.1 HISTÓRICO DA EMPRESA I

A Camarão Dumar foi fundada em 1998 pelo seu Diretor e proprietário Joilton Lessa, a empresa atua na área de beneficiamento de mariscos e pescados. A mesma possui produção própria chegando a beneficiar cerca de uma tonelada de mariscos e pescados por semana. O quadro funcional consta de 18 funcionários que trabalham diretamente na produção e três que trabalham no escritório. A fábrica e escritório estão situados à Rua Lírio, 83, Nelson Costa, Ilhéus-BA, e atende não só sua cidade atual, mas também toda a região sul da Bahia.

2.2 HISTÓRICO DA EMPRESA II

A Andrasil Comércio de Alimentos foi criada em 1988 por Gilberto Silveira. O mesmo criou três unidades de lanchonete e restaurante, que com o seu falecimento foram divididas entre os irmãos e posteriormente desmembradas tornando cada um dono do seu próprio negócio, tendo cada unidade uma razão social diferente. A empresa pesquisada foi a única que manteve sua razão social inicial e agora é gerida pelo proprietário Wanderlan Silveira, o qual, antes de ser proprietário de lanchonete, foi taxista e vendeu geladinho na praia. A empresa está localizada à Rua Almirante Barroso, S/nº, Ilhéus/BA.

3. RELAÇÕES INTERPESSOAIS

As empresas realizam toda sua comunicação interna através de murais de comunicação, se necessário são realizadas pequenas reuniões para a divulgação de informações e entregas de comunicados impressos assim conseguindo transmitir sem falhas a maioria das decisões tomadas pela empresa. Enquanto a comunicação externa é realizada através de ofícios, correspondências eletrônicas e contato telefônico. A maior falha no processo comunicativo citada pelas duas empresas é o desvio de informações que às vezes ocorre por conta da baixa escolaridade da maioria dos funcionários que muitas vezes não conseguem interpretar os avisos causando, daí a necessidade de reuniões para esclarecimentos.

4. ANÁLISE ECONÔMICA SOCIAL

As duas empresas realizam periodicamente treinamentos e reciclagens nas áreas específicas dos seus colaboradores para um melhor desenvolvimento de suas funções e capacitação voltada à segurança no trabalho.

A medição dos níveis de satisfação é apresentada através de pesquisas externas para identificar o nível de satisfação do cliente e por relatórios internos, que informam a que nível está o prazo de cada serviço realizado.

As empresas possuem comunicação com instituições de capacitação de pessoas, são elas SENAI, IEL, CIEE e SINE, na busca de profissionais e estagiários qualificados.

5. TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

A diretoria das duas empresas é responsável por quase tudo que acontece na empresa, sobretudo pelo direcionamento dos recursos. Em ambas o proprietário é também responsável pelo RH e coordena o desenvolvimento e treinamento de cada pessoa envolvida no processo produtivo da empresa.

A empresa atua em um mercado competitivo onde busca o máximo de eficiência e qualidade na fabricação de seus produtos na busca de melhorias e estabilização econômica e financeira.

6. TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO HUMANO

A empresa precisa inovar posturas, principalmente no que se diz a respeito ao processo de comunicação interna, como foi citado anteriormente. O lado positivo é que as duas estão abertas às novidades principalmente quando a promessa é de desenvolver e qualificar os funcionários. As propostas apresentadas pelos colaboradores sempre são bem vindas.

Com relação à tecnologia, essa é imprescindível, pois as empresas precisam de equipamentos que aumentem a produtividade. O investimento em máquinas mais modernas é constante nas duas empresas. Na parte administrativa, ambas adotam programas de auxilio ao RH e financeiro. As tecnologias no EPI’s (Equipamentos de Proteção Individuais) e EPC’s (Equipamentos de Proteção Coletiva) são de uso obrigatório e estão em constante evolução para garantir a segurança e o bom funcionamento da corporação.

7. IDENTIFICAÇÃO DE FORÇAS E FRAQUEZAS

7.1 FORÇAS

ORGANIZAÇÃO DO DEPARTAMENTO PESSOAL: a empresa tem uma organização voltada para capacitação de novos colaboradores, com programas de treinamentos intensificados e reconhecimento de espaço, objetivando tomar a rotina de trabalho cada vez mais prazerosa e confortável, garantindo, assim, satisfação do cliente e qualidade dos produtos oferecidos.

PRODUTOS E SERVIÇOS: Mercado em crescimento economicamente estimulado e a mudança de comportamento social colaboram para a constante evolução deste ramo de atividade. Por um lado, a Empresa I consegue atender as necessidades do cliente que não tem muito tempo para cozinhar e tratar alimentos e preferem comprar produtos de rápido preparo aliado à saúde e qualidade. A Empresa II, por sua vez, lida com um público cada vez maior que não tem tempo de fazer as refeições em casa e por isso tomam café da manhã, almoçam e às vezes até jantam na rua, em busca de otimização de tempo num cotidiano cada vez mais corrido.

7.2 FRAQUEZAS

Aumento de preço dos fornecedores, devido às condições de mercado; Crise econômica; Novas empresas se instalando no mercado; Preço abaixo do mercado; Entregas de produtos com atraso; Pouca qualificação no atendimento ao cliente.

8.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (54.9 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com