TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise de rede social

Por:   •  20/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.529 Palavras (7 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

Cleide Setúbal de Sousa Nazareno

Jeanne Pereira da Cruz Lira

Rosana Pereira dos Reis

Protocolo:1611499821

ANÀLISES DE REDES SOCIAIS

Coordenador do curso: Prof.ª Adarly Rosana Moreira Goes

PALMAS/TO

2014/2


[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

Cleide Setúbal de Sousa Nazareno

Jeanne Pereira da Cruz Lira

Rosana Pereira dos Reis

ANÀLISES DE REDES SOCIAIS

Trabalho apresentado ao curso de serviço social da UNOPAR- Universidade Norte do Paraná. Para a disciplina de Estatística Socias. Processo de Trabalho e SSOC. Comunicação na pratica do assistente social. Sob a orientação dos professores Amanda Boza, Clarice Kernkamp e Rodrigo Zambom.

PALMAS-TO

2014/2


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.....................................................................................................1

DESENVOLVIMENTO..........................................................................................2

CONCLUSÃO......................................................................................................10

REFERÊNCIAS....................................................................................................11

        

  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho propõe-se a fazer uma analise do estudo sobre o artigo de MARTELETO, Regina Maria. Análise de redes sociais aplicação nos estudos de transferência de informação, com o intuito de esclarecer duvidas sobre o assunto abrangendo as questões solicitadas pelos professores.

E a partir daí, construir um processo de investigação, delimitando o universo que será estudado, no entanto, haverá sempre a preocupação de expansão do conhecimento, tendo em vista que sua importância é cada vez mais importante para nossa formação acadêmica.

O artigo de Marteletto servirá de instrumento de investigação numa modalidade que pode ser aplicada em diversas áreas de nossa profissão já que o artigo explora a noção de redes sociais buscando algumas pistas dos seus fundamentos históricos –conceituais, suas incidência e alianças no conceito de informação .

2- DESENVOLVIMENTO

  • OBJETIVO E METODOLOGIA;

Para a elaboração do artigo Marteleto empregou a metodologia de analise de redes sociais, com o objetivo de perceber os fluxos de informação e as construções sociais simbólicas dos grupos estudados e compreender a informação e a comunicação como instrumentos de mobilização nos movimentos sociais locais. 

  • ANALISE DESCRITIVA;

A Estatística subdivide-se em três áreas: descritiva, probabilística e inferencial. A estatística descritiva, como o próprio nome já diz, se preocupa em descrever os dados. A estatística probabilistica, cujo objetivo básico é o de sintetizar uma série de valores de mesma natureza, permitindo dessa forma que se tenha uma visão global da variação desses valores, organiza e descreve os dados de três maneiras: por meio de tabelas, de gráficos e de medidas descritivas.

  • DEMONSTRAÇÃO DE DADOS ESTATISTICOS

A autora não utiliza os gráficos em seu artigo, porque os mesmos necessitam de uma estabilidade numérica, no momento que a intenção de sua utilização é permitir uma visualização rápida e eficiente. Por isso Marteleto teve um cuidado uma vez que um gráfico mal construído poderia transmitir uma informação deturpada em relação a informação que no momento se faria verdadeira.

Em vez disso Marteleto utiliza o sociograma, uma técnica bastante  utilizada quando a intenção é explicar a estrutura de uma organização, seja esta grande ou pequena.

  • REDE SOCIAL DE CONTATOS, SOCIOGRAMA:

Por meio das informações demonstradas na figura 01, podemos verificar que a rede social dos grupos pesquisados é mediana, fato que pode ser comprovado quando a autora elabora o sociograma com um médio número de conexões entre os indivíduos da organização.

  • ANÁLISE SUCINTA DAS PRINCIPAIS INFORMAÇÕES DISPONIVEIS:

Diante das informações alencadas percebe-se que a rede estar em continuo movimento, e faz novos contatos fortalecendo elos, ou seja, a autora demonstra que este elos possui um grande potencial, visto que as ONGs e as comunidades são os grupos que predominam neste grupo.

  • A IMPORTANCIA DA ESTATISTICA E DOS INDICADORES SOCIAIS PARA O SERVIÇO SOCIAL E A CORRELAÇÃO COM AS FIGURAS UTILIZADAS NO TEXTO.

Para o serviço social é de suma importância a referencia estatística, pois a profissão do assistente social tem um caráter investigativo da realidade social na qual está inserido, assim, é um profissional que tem formação generalista e é habilitado para realizar a construção do diagnostico social, propositivo e analítico, diante das principais questões sociais com as quais nos deparamos no cotidiano.

Para um assistente social elaborar um diagnostico social torna-se imprescindível a importância da utilização dos indicadores sociais, pois ele possibilita alencar as prioridades e considerar a tomada de decisões, levando em conta quais as políticas sociais que respondem ás reais necessidades.

O sociograma é uma técnica sociométrica, ou seja, uma técnica que permite medir e avaliar as relações sociais entre os integrantes de um grupo humano onde, os respectivos elementos se conhecem, tem objetivo em comum e se influenciam mutuamente. Ela tem uma forte correlação com os indicadores sociais já que o objetivo de ambos é permitir uma visualização matemática sem complexidades.

  • PROCESSOS DE TRABALHO DO SERVIÇO SOCIAL

O processo de trabalho, do Assistente Social uma atividade que agirá sobre o objeto de trabalho ou matéria-prima, modificando-a através de seu instrumental de trabalho. Neste contexto observa-se que o Assistente Social visa elucidar o significado da profissão, utilizando meios concreto, abstrato e dinâmico. Neste âmbito, o processo de trabalho é compreendido como um conjunto de atividades prático-reflexivas voltadas para o alcance de finalidades, as quais dependem da existência, da adequação e da criação dos meios e das condições objetivas e subjetivas. Os homens utilizam ou transformam os meios e as condições sob as quais o trabalho se realiza modificando-os, adaptando-os e utilizando-os em seu próprio benefício, para o alcance de suas finalidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (186 Kb)   docx (137.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com