TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma Boa Ideia

Trabalho Universitário: Uma Boa Ideia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  624 Palavras (3 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 3

PROCESSO CRIATIVO: OS QUATRO PASSOS PARA TER UMA IDEIA (PARTE I)

Você sabe como acontece a criação? Vários cientistas, pensadores e artistas já se perguntaram como ela ocorre. Alguns defendem o processo criativo em até sete etapas. Porém, praticamente todos concordam com quatro passos básicos, elaborados pelo físico alemão Hermann Von Helmholtz e por Graham Wallas, da Universidade de Londres. Cada uma das etapas tem suas características. Quer saber quais são?

Os pesquisadores Hermann von Helmholtz e por Graham Wallas elaboraram os quatro processos de criação/ Reprodução

Preparação, Saturação ou Informação

Este passo nada tem de mágico ou misterioso, é um trabalho árduo e quase estafante. Segundo o dicionário, "saturar" significa "fartar, encher inteiramente, impregnar até o ponto de não poder mais ser absorvido". Simplificando, envolve pesquisa profunda e sistemática sobre o problema a ser resolvido.

Thomas Edison já dizia: "sou mais uma esponja do que um inventor". Ao querer descobrir algo, investigava como outros tentaram resolver o problema, recolhendo informações sobre as experiências e estudos já feitos sobre o assunto. Aqui o segredo é 99% de transpiração e 1% de inspiração. E vale destacar que enquanto se trabalha conscientemente em um problema, o inconsciente é saturado de informações.

Incubação

O segundo passo do processo criativo é passivo. Ficar tranquilo, relaxar e não pensar no problema, o inconsciente trabalha enquanto relaxa, convertendo as informações coletadas em novos conceitos em busca da solução do problema.

Helmholtz, dizia que as boas ideias lhe vinham "durante a subida de uma montanha num dia ensolarado". Já Einstein e Sherlock Holmes tocavam violino, outros acreditam que ouvir música, dirigir, ler poesia, pescar, caminhar, ir ao teatro ou ler histórias alimenta o processo criativo.

No próximo post, serão apresentadas as últimas etapas que compõem o processo criativo: o insight e a verificação. Duas etapas importantíssimas que apontam qual o melhor caminho a seguir.

*****************************

PROCESSO CRIATIVO: OS PASSOS PARA TER UMA IDEIA (PARTE II)

No post Processo Criativo: os passos para ter uma ideia (parte I), foram apresentadas as duas primeiras fases do processo criativo –

informação e incubação - , desenvolvidas pelos pesquisadores Hermann von Helmholtz e por Graham Wallas, da Universidade de Londres. Neste texto, serão abordados os último passos que levam uma pessoa à criação.

Iluminação ou Insight

Dentro do processo criativo, este é o momento da ideia, o "heureca" de Arquimedes. É o clarão de inspiração criativa que vem do inconsciente após a incubação. Nesta etapa é importante ter a mente aberta, não rejeitar, não discriminar ou julgar ideias; neste momento deve-se manter o canal aberto para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com