TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma Narrativa

Trabalho Universitário: Uma Narrativa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2014  •  2.771 Palavras (12 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 12

Conceitos e Características das Estruturas de Mercados

CONCORRÊNCIA PURA / PERFEITA

Conceito

Numa situação de concorrência perfeita nenhuma empresa pode, por si só, influenciar as condições do mercado devido ao grande numero de vendedores e compradores quanto à homogeneidade do produto. Ou seja: o conjunto das empresas determina a oferta de mercado, a qual, interagindo com a procura, determina o preço. Este preço pode variar em função do comportamento da oferta de mercado. No entanto, nenhuma empresa individual pode influenciar, sozinha essa oferta.

Características:

• O grande numero de vendedores e compradores faz com que nenhum deles isoladamente seja capaz de exercer influência significativa sobre o preço da mercadoria

• Existe homogeneidade nas mercadorias, isto é, os consumidores não percebem diferenças em relação aos diversos produtos ofertados no mercado.

• Não há interferência por parte dos produtores na determinação dos preços dos produtos e fatores de produção;

• Tanto produtores quanto consumidores tem conhecimento dos preços e quantidades de produtos oferecidos no mercado.

• Perfeita permeabilidade de forma que não existe barreira a entrada de novas empresas

CONCORRÊNCIA MONOPOLISTA

Conceito

Mercado no qual as empresas podem entrar livremente, cada uma produzindo sua própria marca ou versão de um produto diferenciado.

Características:

• Empresas que competem vendendo produtos diferenciados, que podem ser substituídos por razão de preço ou preferência, mas que, no entanto não

são substitutos perfeitos.

• A entrada de novas empresas com suas próprias marcas não são limitada, e a saída das empresas que já atuam no mercado, quando seus produtos deixam de ser lucrativos, é freqüente.

MONOPÓLIO

Conceito

O monopólio é uma situação de concorrência imperfeita, onde a oferta é dominada por uma única empresa que produz um determinado bem ou serviço e não há existência de bons substitutos. Tem total domínio do mercado e influencia sobre o preço pelo qual o produto será vendido

Características:

• Apenas uma empresa

• Não há substitutos próximos para este bem

• Inexistência de competidores devido a vários fatores:

a)Exigem investimentos muito grandes e períodos de amortização muito longos

b)A empresa possui o controle sobre a matéria prima, canais de distribuição ou sobre o processo de produção.

c)A empresa segue uma política de preços planejada, a fim de reduzir a entrada de novos concorrentes.

Depois da notícia sobre a aprovação do Cade para a fusão da Sadia e Perdigão, o WSI quer dividir com vocês os comentários de Camila Magalhães sobre o assunto. Fique por dentro!

"A BRFoods surgiu depois da compra da Sadia pela Perdigão, onde todas as marcas abaixo se tornariam um só grupo através de uma fusão.

[pic]

Todos foram surpreendidos há um tempo com um voto (1 de 5) de um relator do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), Carlos Ragazzo, onde apontava a fusão como prejudicial ao consumidor final.

A possibilidade de não acontecer a fusão e alguma das principais marcas

(Sadia ou Perdigão) ter que ser vendida, fez o preço da ação despencar (quase 14%) e assustou os acionistas e a própria companhia.

Os conselheiros da BRFoods se empenharam na negociação com o Cade, fazendo sugestões e adaptando a fusão aos consumidores. E ontem, durante a audiência, a fusão foi aprovada com algumas restrições:

Alguns produtos das marcas Perdigão e Batavo serão extintos temporariamente, e as marcas Rezende, Wilson, Escolha Saudável, Confiança, Delicata e Doriana deverão ser vendidas e a BRFoods não poderá recomprá-las por dez anos.

Foi uma grande conquista para a empresa e seus acionistas.

O preço da ação subiu ontem quase 10%, e hoje abriu o mercado com mais 3,5% de alta.

A sinergia na fusão, segundo gestores e analistas, é ainda maior do que a entendida pelo mercado.

Como fica agora a BRFoods:

A empresa se torna líder mundial no segmento, e os preços dos produtos devem se corrigir acima da inflação.

O principal negócio é a linha de aves - o frango é a fonte de proteína com o custo de conversão vencedor no longo prazo, e o Brasil é o país com menor custo de produção; espera-se um crescimento contínuo de consumo tornando líder como fonte de proteína no mundo (até por questões de saúde, deve vencer a carne bovina e de porco).

A empresa possui uma gama de 3.000 produtos, com mais de 60 plantas no Brasil e exterior e 100.000 funcionários pelo mundo."

OLIGOPÓLIO

Conceito

Grupo formado por poucas empresas de grande porte que são os únicos fornecedores de um produto, serviço ou matéria-prima, e este

grupo tende a dominar o mercado controlando a oferta de um determinado bem ou produto.

Características:

• Poucos produtores de um mesmo produto o que torna essas empresas interdependentes, quanto a decisões como o preço e a produção.

• Produtos padronizados ou diferenciados

• Embora tenha alguma influencia sobre os preços, sua influencia está limitada pelas possíveis reações de seus concorrentes

• Difícil ingresso de novas empresas

MONOPSÔNIO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com