TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma comparação entre Natação e Hidroginástica

Artigo: Uma comparação entre Natação e Hidroginástica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2014  •  Artigo  •  292 Palavras (2 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 2

Consultores

Arilson Soares

AquaFit

Uma comparação entre Natação e Hidroginástica!

Tenho recebido alguns e-mails me perguntando sobre qual das atividades é melhor: Natação ou Hidroginástica?

Primeiramente devemos considerar que as duas atividades são excelentes, principalmente do ponto de vista metabólico, onde se apresentam de características aeróbias, ou seja, de grande recomendação para qualquer pessoa e com poucas restrições, já que promove melhorias nos sitemas cardio respiratório, muscular e articular.

Ambas as atividades apresentam baixo impacto sobre articulações, tendões e músculos por terem o peso corporal diminuído dentro d´água. Deve-se observar que para a natação o desenvolvimento das habilidades técnicas específicas dos 4 nados (borboleta, crawl, costas e peito), ou de apenas um deles se faz necessário. E para isso, controle de respiração na água, controle da flutuação, coordenação motora entre movimentos das pernas, braços e respiração estão entre as técnicas a serem desenvolvidas. A movimentação de grandes grupamentos musculares para qualquer exercício realizado na natação promove um grande gasto calórico, além da perda de calorias para o equilíbrio térmico do corpo com a água. Para a hidroginástica, o desenvolvimento das aulas acontece sem a necessidade de imersão das vias respiratórias, o que diminui a dificuldade de coordenação da respiração. São solicitados alguns movimentos de coordenação e a utilização de materiais aumentam o gasto calórico durante as aulas.

As duas atividades promovem um ganho no tônus muscular muito bom , por movimentar os grupos musculares agonistas e antagonistas por praticamente o tempo todo, em virtude de ter que vencer a resistência da água e manter o equilíbrio do corpo. O gasto calórico para as duas atividades, dependendo muito da intensidade com que é desenvolvida varia entre 300 a 500 calorias por hora. Em colunas anteriores eu coloquei sobre mais detalhes das duas atividades e concluo o seguinte no comparativo:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com