TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise compara mental de uma empresa moderna X tradicional

Por:   •  27/5/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  791 Palavras (4 Páginas)  •  579 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

A cultura organizacional assume-se como um conceito essencial à compreensão das estruturas organizativas. Segundo Infestas Gil (1991), aquela permite relacionar e aplicar variadas noções que até há muito pouco tempo eram consideradas factores passivos: os valores, a qualidade de vida no local de trabalho, a identidade. A cultura de uma organização será pois um conjunto de características que a individualiza e a torna única perante qualquer outra. Assume-se como um sistema de valores, expressos através de rituais, mitos, hábitos e crenças comuns aos membros de uma instituição, que assim produzem normas de comportamento genericamente aceites por todos. Para João Bilhim, (1996), a cultura significa mais do que as normas ou os valores do grupo, traduzindo-se sim numa resposta genérica aos problemas que podem surgir, baseada em sucessos conseguidos perante situações passadas.

Apesar da tendência natural que todas as coisas possuem de se renovarem com o passar do tempo, percebemos que, no decorrer da história da Cultura, geralmente existiu uma forte relutância por parte dos administradores ao imprevisível e desconhecido. Talvez por essa razão, as teorias administrativas primordiais tinham, como objeto de estudo, essencialmente os aspectos relacionados ao ambiente fechado, ou seja: aquilo que acontece no interior da empresa e que pode ser definido como algo corriqueiro.

Cultura Organizacional empresa Tradicional

Nas organizações tradicionais, o poder e a influência não estão nas mãos dos trabalhadores. Numa hierarquia de cima para baixo, a responsabilidade está no topo da pirâmide: o gestor de topo é o sumo decisor e estratega, cujas ordens fluem para as tropas até às linhas da frente. A informação da primeira linha é lentamente filtrada na escalada da estrutura piramidal, mas tende a ser distorcida pelo caminho. Esta estrutura baseia-se, por isso, no pressuposto de que os gestores de topo podem gerir sós, e com sucesso. Todavia, à medida que as organizações se tomam mais horizontais, em vez de serem geridas por um grupo reduzido no topo, as tarefas e responsabilidades empresariais são delegadas pela companhia. Com a mudança da estrutura da organização, os papéis dos que nela trabalham também se alteram, tal como os talentos e competências necessários. As estruturas e os sistemas rígidos do passado estão a dar lugar a configurações mais versáteis, que fomentam ambientes que apoiam a criatividade, inovação e espírito empreendedor. As estruturas mais horizontais fazem com que a capacidade de empreendimento, geralmente associada a empresas de menor dimensão, seja adoptada por organizações maiores.

Cultura Organizacional empresa moderna

No contexto competitivo  a adoção da cultur moderna actual, em que o capital conhecimento (ver mais adiante) constitui um dos principais factores críticos de sucesso, as organizações bem sucedidas são aquelas que adoptam culturas não apenas flexíveis, mas sobretudo sensitivas para acomodar as diferenças sociais e culturais dos seus parceiros, em especial quando actuam a nível global e se depararam com uma enorme variedade de ambientes competitivos. Onde se valorizam a participação e opinão de todos.

Cultura Tradicional X Cultura Moderna

Cultura tradicional

Cultura moderna

Autocrática e impositiva

Participativa e liberal

Centralizada

Descentralizada

Muitos níveis hierárquicos

Poucos níveis hierárquicos

Pequena amplitude de comando

Grande amplitude de comando

Formal

Informal

Conservadorismo e manutenção do status quo

Criatividade e inovação

Mudanças lentas e progressivas

Mudanças rápidas e radicais

Horizonte de planeamento de longo prazo

Horizonte de planeamento de curto prazo

Foco em lucros de curto prazo

Foco em lucros a longo prazo

Foco no controlo de despesas

Foco em qualidade e atendimento

Recompensas baseadas no tempo de casa

Recompensas baseadas no desempenho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (126.2 Kb)   docx (228.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com