TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Unid 1,2, 3, 4

Dissertações: Unid 1,2, 3, 4. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2014  •  3.166 Palavras (13 Páginas)  •  432 Visualizações

Página 1 de 13

• Pergunta 1

0,2 em 0,2 pontos

O mercado de trabalho é um conceito muito importante na gestão de pessoas, é o espaço onde as trocas de conhecimento e os intercâmbios acontecem, sendo um mecanismo de oferta e de procura. Com base nessa afirmação, qual a alternativa que melhor define mercado de trabalho?

Resposta Selecionada: b.

Mercado de trabalho é um espaço de troca e negociação: de um lado temos uma pessoa com necessidades e expectativas a serem a satisfeitas, e de outro, temos uma empresa que precisa deste talento.

Resposta Correta: b.

Mercado de trabalho é um espaço de troca e negociação: de um lado temos uma pessoa com necessidades e expectativas a serem a satisfeitas, e de outro, temos uma empresa que precisa deste talento.

Feedback da resposta: Mercado de trabalho é um espaço de troca e negociação: de um lado temos uma pessoa com necessidades e expectativas a serem a satisfeitas, e de outro, temos uma empresa que precisa deste talento.

• Pergunta 2

0,2 em 0,2 pontos

As relações de trabalho passaram por diversas mudanças significativas nos últimos anos, no Brasil e no mundo, o que refletiu na atuação de gestão de pessoas. O impacto destas mudanças pode ser percebido nas atividades, processos e técnicas que incorporaram ao ambiente organizacional novos modelos de gestão. No que se refere ao atual modelo de gestão de pessoas, à sua prática e pressupostos, considere as seguintes afirmações:

(I) Pensar em planejamento de pessoas é exercício de futurologia, pois em um ambiente instável do ponto de vista político e econômico é difícil prever o que irá acontecer com pessoas e organizações.

(II).A noção de gestão de competências estratégicas nas organizações requer que poucas pessoas saibam de suas informações essenciais e a maioria saiba das informações necessárias às atividades rotineiras, visto que o segredo é a alma do negócio em um mundo cada vez mais competitivo.

(III) O novo modelo privilegia o desenvolvimento, ou seja, a capacidade da pessoa para assumir e executar atribuições e responsabilidades de nível mais elevado. O desenvolvimento da organização está diretamente relacionado à sua capacidade de desenvolver pessoas e de se desenvolver por meio delas.

(IV) As pessoas estão cada vez menos capacitadas e, por isso, menos aptas para lidar com níveis maiores de complexidade. Como consequência, o foco atual da gestão de pessoas é o controle e a adaptação do indivíduo à empresa, garantindo, deste modo, a produtividade.

Assinale a alternativa correta.

Resposta Selecionada: b.

Somente a afirmação III está correta.

Resposta Correta: b.

Somente a afirmação III está correta.

Feedback da resposta: O planejamento de pessoas é fundamental para que a empresa tenha clareza sobre sua necessidade de pessoas ao longo do tempo, tanto em termos de número de pessoas, como em termos de qualidade e competências. O planejamento de quadro deve estar alinhado com as estratégias da empresa, bem como com as estratégias de gestão de pessoas. Auxilia na definição de oportunidades de trabalho - seja de ampliação ou redução, no presente ou futuro – e por consequência, nas decisões a serem tomadas em relação às pessoas, permitindo ainda que as pessoas possam se situar e se orientar em seu desenvolvimento e carreira. O novo modelo de gestão de pessoas tem por princípios o estabelecimento de relação de parceria entre as pessoas e a organização, visando à alavancagem do desenvolvimento mútuo. Ao privilegiar o desenvolvimento compreendido como a capacidade da pessoa para assumir e executar atribuições e responsabilidades de maior complexidade.

• Pergunta 3

0,2 em 0,2 pontos

Em 2006, em workshop sobre internacionalização de empresas, o Prof Arnaldo José França Mazzei Nogueira apresentou o artigo Relações de Trabalho e Internacionalização no Brasil, no qual afirma que: “Na perspectiva das relações de trabalho, as questões se ampliam porque envolvem um conjunto de temas relacionados às relações sociais entre trabalhadores e empregadores, formas de regulação, sindicatos, negociação, conflitos e os mercados de trabalho, políticas de recursos humanos das empresas, etc. Há tensões, conflitos e contradições que devem ser levados em conta e colocados em uma perspectiva mais substantiva e civilizadora que pressupõe processos de negociação entre trabalho e capital na dimensão tanto econômica como política”.

Com base nos aspectos abordados, pode-se dizer que no mercado de trabalho atual as relações que se estabelecem entre empresas e pessoas são dinâmicas e complexas, por que: Assinale a alternativa correta.

Resposta Selecionada: e.

Sofre influencias do contexto onde se insere, tais como, mudanças econômicas, políticas, tecnológicas, na legislação, etc.

Resposta Correta: e.

Sofre influencias do contexto onde se insere, tais como, mudanças econômicas, políticas, tecnológicas, na legislação, etc.

Feedback da resposta: A relação que se estabelece entre empresas e pessoas é dinâmica porque implica em expectativas que estão sendo alimentadas: para a empresa a pessoa pode ser “aquele” profissional que ela necessita e tanto procura - que agregará valor desenvolverá conhecimento e competências e compartilhará com a organização. Para a pessoa, é a possibilidade de viabilizar sonhos – desafio profissional, desenvolvimento, retorno financeiro, conhecer novas pessoas, conquistar, além de sofrer influencias do contexto onde se insere.

• Pergunta 4

0,2 em 0,2 pontos

O novo modelo para a gestão de pessoas leva em consideração três processos de extrema importância para a área e cada um desses processos compreende algumas práticas dentro da organização. Estes processos são a movimentação,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com