TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Unid 3 Gestao De Pessoas

Casos: Unid 3 Gestao De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/8/2013  •  1.067 Palavras (5 Páginas)  •  981 Visualizações

Página 1 de 5

Pergunta 1

A competitividade que se estabeleceu a partir da década de 80 exigiu novo papel da gestão de recursos humanos. Com a passagem para gestão de pessoas esta tem assumido papel estratégico, tentando transformar pessoas em fonte de vantagem competitiva, entretanto obter vantagem competitiva através de pessoas não é tão simples como parece.

Tendo o texto acima como referência inicial, considere as afirmações abaixo:

(I) O direcionamento estratégico da empresa, os negócios em que pretende participar, o mercado em que pretende atuar e o crescimento esperado para o futuro são inputs para a gestão estratégica de pessoas.

(II) Empresas de sucesso procuram atrair talentos, ou seja, trabalhadores proativos, inovadores e automotivados. São pessoas que investem na empresa com esforço, dedicação, responsabilidade e comprometimento, na expectativa de colher reconhecimento pessoal e gerar resultado organizacional.

(III) Na atual concepção, pessoas são recursos da organização. O foco da gestão estratégica de pessoas é a adaptação do indivíduo à empresa, garantindo, deste modo, a produtividade.

Estão certos apenas os itens:

Resposta

a.

I

b.

II

c.

III

d.

I e II

e.

I e III

0,2 pontos

Pergunta 2

Na busca incessante pelas novas políticas de gestão de pessoas, a inovação tornou-se um dos fatores essenciais para as organizações dos novos tempos. As exigências de conhecimentos práticos, como teóricos, além das novas atitudes e habilidades decorrentes da introdução das inovações tecnológicas e sócio-organizacionais, veem alterando o perfil dos talentos humanos na organização. No que concerne à perspectiva estratégica de gestão de pessoas nas organizações, avalie as afirmações:

I. A missão de Gestão de Pessoas deve ser a de fiscalizar e controlar o estado de satisfação e de felicidade dos colaboradores.

II. A gestão da diversidade da força de trabalho é responsável pela implantação de ações que minimizem os choques demográficos e culturais dos trabalhadores, entre outras.

III. Uma das funções da gestão de pessoas é o gerenciamento de mudanças organizacionais.

IV. Identificar a dificuldade de mudança em organizações tradicionais, constituídas por pessoas arraigadas aos modelos e valores que se formaram durante anos, planejando a mudança estritamente através de desligamentos/admissões de colaboradores.

Estão corretas apenas as afirmações:

Resposta

a.

I e II

b.

I e III

c.

II e III

d.

I, II e III

e.

II, III e IV

0,2 pontos

Pergunta 3

O desafio das empresas na atualidade é a identificação e implantação de técnicas de gestão que favoreçam o sucesso no mercado competitivo em que se posicionam. Deste modo, a organização precisa estar alinhada com definições estratégicas claras, sustentadas por uma gestão com amplo envolvimento e participação de seus colaboradores. A respeito das expectativas atuais relativas à atuação estratégica da área de gestão de pessoas, avalie as afirmações.

I. As estratégias utilizadas pelas organizações, por se caracterizarem como padrões dinâmicos e multifacetados, tornam difícil o processo de desenvolvimento de capacidades dos indivíduos.

II. A área de gestão de pessoas deve estar voltada para o atendimento da padronização das competências dos indivíduos.

III. A definição de comportamentos e diretrizes de ação que orientam os esforços estratégicos da gestão de pessoas não perpassa a discussão acerca da cultura organizacional.

IV A área de gestão de pessoas pode orientar políticas e ações, visando à aquisição das competências necessárias à consecução dos objetivos organizacionais.

Estão corretas apenas as afirmações:

Resposta

a.

I e IV

b.

I e II

c.

II e III

d.

I, II e IV

e.

II, III e IV

0,2 pontos

Pergunta 4

Em 12 anos como consultor e mais de 20 trabalhando dentro das empresas, nunca vi nada mais poderoso do que a cultura de uma organização. Ela é capaz de enfeitiçar as pessoas. De transformar empregados em soldados fiéis - kamikazes da batalha empresarial - ou mesmo em zumbis corporativos, sem razão ou emoção. Para consultores e analistas, a cultura empresarial é sempre responsável pelo que acontece

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com