TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Unidade 1 - Economia - Anhembi Morumbi

Casos: Unidade 1 - Economia - Anhembi Morumbi. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2014  •  1.173 Palavras (5 Páginas)  •  966 Visualizações

Página 1 de 5

A tentativa de conseguir dinheiro para satisfazer necessidades humanas demonstra como a sociedade, principalmente capitalista, convive com o conflito ser versus ter. Em economia, esses dois verbos são sinônimos pela associação entre a possibilidade de ter todos os bens/serviços desejados e produzir um estado de felicidade. Observe a historinha em quadrinhos abaixo e perceba como o ter dinheiro está presente nas mais diversas situações do nosso cotidiano!

Figura: As aventuras de Calvin e Haroldo

Fonte: Bill Watterson, 1987.

Após essa reflexão que tende a se aproximar da filosofia identifique entre as alternativas aquela que apresenta o conceito de custo de oportunidade.

Resposta Selecionada:

Corretad.

[...]representa aquilo que se deve renunciar para se obter algo, mas concretamente, representa as quantidades de um bem que se deve abrir mão para aumentar a produção do outro bem.

Resposta Correta:

Corretad.

[...]representa aquilo que se deve renunciar para se obter algo, mas concretamente, representa as quantidades de um bem que se deve abrir mão para aumentar a produção do outro bem.

Feedback da resposta:

CORRETA: [...]representa aquilo que se deve renunciar para se obter algo, mas concretamente, representa as quantidades de um bem que se deve abrir mão para aumentar a produção do outro bem.

Alternativa [...] é a ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem (escolhem) empregar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre as várias pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas. – apresenta o conceito de economia.

Alternativa [...] estudo em close, ou seja, como se a economia estivesse sendo analisada por um microscópio. Estuda o comportamento individual dos agentes econômicos (famílias, empresas e governo). – apresenta o conceito de microeconomia.

Alternativa [...] estuda o resultado global do comportamento dos agentes, a partir da análise de indicadores (inflação, desemprego, produção total, consumo, volume total de poupanças, etc.). – apresenta o conceito de macroeconomia.

Alternativa [...] se preocupa com o atendimento das necessidades humanas que podem ser satisfeitas por bens produzidos pelo homem (e têm um preço), denominadas de necessidades econômicas. As necessidades econômicas são satisfeitas por bens econômicos. – apresenta a abordagem do conceito de economia em relação às necessidades humanas.

Pergunta 2

0,2 em 0,2 pontos

O estudo da economia conduz o campo de análise a duas amplitudes: o estudo da microeconomia e o estudo da macroeconomia. Ao analisarmos os prefixos micro e macro automaticamente associamos à idéia de maior amplitude analítica ao estudo da macroeconomia e, por conseqüência, à idéia de menos amplitude analítica ao estudo da microeconomia. Em economia, a amplitude analítica está relacionada ao contexto econômico que se deseja conhecer, portanto a afirmativa que apresenta informações corretas dessas duas áreas da economia é:

Resposta Selecionada:

Corretaa.

Microeconomia estuda o comportamento individual dos agentes econômicos enquanto que a macroeconomia estuda o resultado global do comportamento dos agentes.

Resposta Correta:

Corretaa.

Microeconomia estuda o comportamento individual dos agentes econômicos enquanto que a macroeconomia estuda o resultado global do comportamento dos agentes.

Feedback da resposta:

- Microeconomia - Vem da palavra grega mikos, que significa pequeno. Dedica-se ao estudo em close, ou seja, como se a economia estivesse sendo analisada por um microscópio. Estuda o comportamento individual dos agentes econômicos (famílias, empresas e governo). Estuda a formação dos preços em um mercado a partir da ação conjunta da demanda e da oferta.

- Macroeconomia - Vem da palavra grega makros, que significa grande. Dedica-se a uma visão geral da economia, ou seja, estuda o resultado global do comportamento dos agentes, a partir da análise de indicadores (inflação, desemprego, produção total, consumo, volume total de poupanças, etc.). Estuda as condições de equilíbrio estável entre a renda e o dispêndio nacional. As políticas econômicas de intervenção procuram sempre estabelecer tal equilíbrio.

Pergunta 3

0,2 em 0,2 pontos

A escassez de recursos faz com que a capacidade produtiva de uma economia tenha limites e por isso é necessário tomar a decisão (escolha), de quais bens serão produzidos e suas quantidades, ou seja, em algumas situações será necessário produzir mais de um bem A e menos de um bem B. Essa é explicação conceitual da Curva de Possibilidade de Produção (CPP) que oferece ao empresário informações sobre a sua real capacidade produtiva, considerando uma análise de curto prazo e considerando as decisões tomadas no passado. Diante desse contexto explicativo e após observar o gráfico abaixo que ilustra 3 possibilidade de produção assinale a alternativa que oferece a afirmação correta.

Resposta Selecionada:

Corretae.

A empresa poderá produzir as quantidades de camisolas e pijamas demonstradas no ponto H mesmo sabendo que é um ponto de produção no qual há subutilização dos recursos produtivos.

Resposta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com