TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ECONOMIA - ANHEMBI MORUMBI

Pesquisas Acadêmicas: ECONOMIA - ANHEMBI MORUMBI. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/4/2014  •  1.458 Palavras (6 Páginas)  •  1.315 Visualizações

Página 1 de 6

ECO01001 - ECONOMIA (ON.0) - 201411.00256

I - A descoberta de petróleo na camada pré-sal (águas profundas) do litoral brasileiro pela Petrobrás;

II - A realização da Copa do Mundo de 2014 nas capitais brasileiras;

III - A realização das Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro.

Identifique nas alternativas abaixo aquela que apresenta motivos econômicos para a promoção do crescimento econômico do Brasil na próxima década.

Resposta Selecionada:

Corretad. Estes três fatos irão demandar investimentos volumosos, principalmente em infraestrutura, estimados em mais de 1 trilhão de reais (fonte: revista o “O Economista” - Corecon); no longo prazo. Os efeitos dos investimentos, irão estimular a economia e beneficiar as empresas e os trabalhadores.

Resposta Correta:

Corretad. Estes três fatos irão demandar investimentos volumosos, principalmente em infraestrutura, estimados em mais de 1 trilhão de reais (fonte: revista o “O Economista” - Corecon); no longo prazo. Os efeitos dos investimentos, irão estimular a economia e beneficiar as empresas e os trabalhadores.

Feedback da resposta:

O crescimento econômico está intimamente ligado aos níveis de Investimento na economia. Neste caso, os investimentos em infraestrutura previstos com os eventos e a exploração do Pré-sal irão demandar grandes volumes de dinheiro, criando um circulo virtuoso para a economia. As outras respostas são efeitos secundários prováveis. Porém o que realmente vai estimular o crescimento e desenvolvimento são os investimentos em infraestrutura.

Pergunta 2

0,2 em 0,2 pontos

Os conceitos sobre Produto Interno Bruto, Produto Nacional Bruto, Produto Nacional Líquido e Renda Nacional contribuem para um entendimento mais efetivo sobre como a economia apura os valores da produção, da renda, e das demais despesas auferidas em território nacional. Faça uma reflexão sobre o esquema abaixo e em seguida verifique qual(is) afirmativas está(ao) corretas. Assinale a alternativa que corresponda apenas à afirmações corretas.

I. O PNB líquido - representa a produção líquida total gerada na economia de um país no período de um ano. Quando o PNB está sendo produzido, está se “consumindo” parte do estoque de capital existente na economia, que nada mais é do que a depreciação. Dessa forma o PNB líquido considera o efeito da depreciação do capital.

II. O investimento Líquido - ao considerarmos o investimento (I) da economia, estamos nos referindo ao investimento total, incluindo as despesas necessárias para repor os bens de capital consumidos na produção. O investimento líquido é o investimento bruto menos a depreciação do capital e também é chamado de “formação de capital” de uma Economia.

III. Renda Nacional - para chegarmos à renda nacional, alem da depreciação devemos desconsiderar os impostos indiretos. Subtraindo estes dois itens ficamos com os pagamentos de renda que são considerados recursos.

Resposta Selecionada:

Corretae. As afirmações I, II e III estão corretas.

Resposta Correta:

Corretae. As afirmações I, II e III estão corretas.

Feedback da resposta:

- PNB Líquido

O PNB líquido representa a produção líquida total gerada na economia de um país no período de um ano. Quando o PNB está sendo produzido, está se “consumindo” parte do estoque de capital existente na economia, que nada mais é do que a depreciação. Dessa forma o PNB líquido considera o efeito da depreciação do capital,

- Investimento Líquido

Do mesmo modo, ao considerarmos o investimento (I) da economia, estamos nos referindo ao investimento total, incluindo as despesas necessárias para repor os bens de capital consumidos na produção. O investimento líquido é o investimento bruto menos a depreciação do capital e também é chamado de “formação de capital” de

uma Economia.

- Renda Nacional (RN)

Para chegarmos à renda nacional, alem da depreciação devemos desconsiderar os impostos indiretos. Subtraindo estes dois itens ficamos com os pagamentos de renda que são considerados recursos.

Pergunta 3

0,2 em 0,2 pontos

A identificação do crescimento econômico de um país passa pela verificação do Produto Interno Bruto (PIB) e se o volume produzido pelo país está em ascensão ou redução ao longo de um período de tempo. Assim, a preocupação com o volume do PIB de um país deixa de ser um mero conhecimento das atividades econômicas em andamento e passa a ser uma forma de analisar o grau de crescimento econômico dos países. A partir do PIB outros indicadores foram construídos com o objetivo de identificar, ainda, o grau de absorção dessa produção por parte dos indivíduos desse país. Identifique nas afirmativas abaixo quais apresentam explicações de indicadores que possuem esse objetivo.

I. Produto Interno Bruto (PIB) per capita - Quando se calcula a divisão do PIB pelo número de pessoas na economia tem-se o resultado do PIB per capita, o que nos indica qual é a proporção de riqueza gerada correspondente a cada habitante do país.

II. Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) - Em sua metodologia o IDH agrega três dimensões: um indicador de renda, que é a renda per capita; um indicador das condições de saúde, que é a expectativa de vida, ou índice de longevidade; um indicador das condições de educação, que é uma média ponderada de outros dois indicadores: a taxa de alfabetização de adultos e a taxa combinada de matrícula dos ensinos fundamental, médio e superior.

III. Produto Nacional Bruto (PNB) - O PNB mede o que foi produzido dentro das fronteiras de um país, apenas por empresas nacionais cujos proprietários das unidades produtoras destes bens e serviços são brasileiros. A diferença entre PIB e PNB é denominada de Renda Líquida Enviada ao Exterior (RLE), a qual se divide em Renda enviada ao exterior e renda recebida do exterior.

Resposta Selecionada:

Corretae.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com