TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Unidade Política E Soberania (CIÊNCIA POLÍTICA)

Pesquisas Acadêmicas: Unidade Política E Soberania (CIÊNCIA POLÍTICA). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  204 Palavras (1 Páginas)  •  303 Visualizações

Tema: Unidade política e soberania

Leia o seguinte texto:

“As ilhas Malvinas no Atlântico Sul, sobre imensos lençóis de petróleo, a algumas centenas de quilômetros da Costa Argentina, chamadas de Falklands pelos ingleses, foram ocupadas pela Grã-Bretanha em 1883”. A Argentina nunca aceitou esta ocupação.

Em abril de 1982, para atrair o apoio da população, o governo militar ordenou a invasão das ilhas, desencadeando uma guerra localizada contra a Grã-Bretanha. “Em junho do mesmo ano, reconhecendo a derrota, os soldados argentinos renderam-se e a Inglaterra voltou a controlar a região.”

Pergunta-se: é correto afirmar que as Ilhas Malvinas indicam a necessidade de continuidade geográfica do território do Estado a fim de possibilitar o exercício da Soberania?

R: Segundo Jean bodin, Soberania refere-se à “entidade que não conhece superior na ordem externa nem igual na ordem interna”. Sim, pois para ter soberania deve haver território, que é definido entre outros por suas fronteiras geografias e além delas o poder soberano é o poder supremo de um estado até o limite da constituição e dos outros estados.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com