TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Unidade WEB

Pesquisas Acadêmicas: Unidade WEB. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/12/2014  •  465 Palavras (2 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 2

1. SUMÁRIO EXECUTIVO

O projeto apresenta a modalidade de Plano de Negócios para a abertura de uma empresa de alimentos, e busca entender quais as oportunidades de mercado para lançar uma nova marca no modelo de Food Truck. (conceituar marca e gestão – de forma breve, mais adiante)

Uma hipótese para o sucesso desse negócio está relacionada a uma nova tendência de mercado no segmento alimentício que consiste na venda de alimentos através de um carro móvel, trazendo mais chances de sucesso ao empreendedor pela mobilidade do negócio. Uma segunda hipótese é a falta de opções de alimentos de qualidade com preço acessível ofertadas em carro móvel, já que o mais comum nas ruas são carros de venda de cachorro-quente, salgados, pipoca, entre outras opções de alimento rápido.

O Food Truck tem o poder de associar a comida de qualidade ao modelo de negócio de rua. Tal modelo é originou-se nos Estados Unidos e tem como conceito oferecer refeições além do cachorro-quente em cima de um veículo estacionado nas ruas. O número de opções de “trucks” nas ruas de Nova Iorque é reflexo de um mercado que movimenta bilhões de dólares nos Estados Unidos, com inúmeros sites abordando o tema. Isso mostra uma possível tendência na qual o Brasil está se inspirando. O Food Truck em São Paulo já começou a dar seus primeiros passos, ganhando diversos investidores e transformando esse modelo em uma alternativa gastronômica a céu aberto.

O principal objetivo desse projeto é compreender de maneira aprofundada o mercado de Food Truck e desenvolver um plano de negócio rentável e sustentável para esse modelo. Como objetivo específico tem-se o estudo da viabilidade operacional e financeira de (para?) oferecer um serviço de alimentação móvel em São Paulo.

Como metodologia, será realizada uma pesquisa exploratória, por possuir um conhecimento restrito sobre o assunto e precisar coletar informações para poder delimitar o tema a ser trabalhado e campo de atuação. A análise será por meio de dados secundários, com pesquisa bibliográfica de fonte confiável e atual, e que tenha a abrangência necessária – desde publicações avulsas (blogs, sites, artigos) a associações, jornais e revistas. Somado a isso, também será adotada a técnica da observação, através de pesquisa de campo, possibilitando a experiência com algumas empresas que trabalham com o modelo Food Truck na cidade de São Paulo. Essa observação será como participante, para que possa ser capturado de todas as formas possíveis o objeto a ser estudado, e com isso desenhar a estratégia de marketing, definindo o produto ofertado, preço, praça de atuação e comunicação mais adequada ao negócio.

Pela limitação de recursos financeiros, esse projeto não detalhará os aspectos visuais da nova marca como logomarca, slogan, design, entre outros. Entretanto será abordada a estratégia da marca, definindo seu posicionamento no mercado, bem como as premissas de sua identidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com