TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Unidade Web

Ensaios: Unidade Web. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  8.720 Palavras (35 Páginas)  •  988 Visualizações

Página 1 de 35

Metodologia – Ciencia e normas técnicas

Atividade 1

Podemos afirmar que o conhecimento é produto de uma prática que se faz social e historicamente.

O que diferencia o senso comum do conhecimento científico é o rigor. Enquanto o senso comum é acrítico, fragmentado, preso a preconceitos e a tradições conservadoras, a ciência preocupa-se com as pesquisas sistemáticas que produzam teorias que revelem a verdade sobre a realidade, uma vez que a ciência produz o conhecimento a partir da razão.

Na coluna da esquerda estão relacionadas as características do conhecimento científico e na da direita a descrição de tais características, associe corretamente as duas colunas.

A. Racionalidade

B. Objetividade

C. Linguagem específica

D. Validade 1. Corresponde a sistematização coerente do conhecimento presente em todas as suas leis e teorias, expressa através dos enunciados.

2. Utiliza-se de enunciados e conceitos com significados bem específicos e determinados.

3. O significado dos conceitos é resultado do uso individual, subjetivo e espontâneo que enriquece e se modifica no decorrer do tempo.

4. Garante que uma teoria seja verdadeira, evidente, impessoal, passível de ser submetida a testes experimentais e aceitas pela comunidade científica.

5. Surge em consequência da necessidade do homem em resolver problemas com os quais defronta em seu cotidiano.

6. É produzido a partir de uma metodologia rigorosamente articulada que permite que se chegue às mesmas conclusões quando reproduzido nas mesmas condições.

A associação correta é:

Resposta

a. A1, B3, C5, D4

b. A6, B4, C1, D5

c. A3, B1, C2, D4

d. A1, B4, C2, D6

e. A5, B2, C4, D3

Pergunta 2

1.

O método científico implica a forma adequada de proceder quanto à reflexão, à indagação, à interpretação e à explicação, portanto, serve de guia para o desenvolvimento do procedimento com a finalidade de obter novas descobertas.

Pode-se afirmar que:

I. Método, entre outras coisas, significa caminho para chegar a um fim ou pelo qual se atinge um objetivo.

II. Metodologia são os procedimentos e regras utilizadas por determinado método.

III. Técnica diz respeito ao modo de realizar a atividade de forma mais hábil, mais perfeita.

IV. Método indutivo é um processo mental pelo qual parte-se de uma proposição geral para verificar seu valor por meio de dados particulares.

São verdadeiras as afirmações contidas em:

Resposta

a. I, II e III, apenas

b. I e II, apenas

c. I e III, apenas

d. II, III e IV, apenas

e. I, II, III e IV

Pergunta 3

1.

Um agricultor leigo, sem conhecimentos técnicos, utiliza o sistema de poda, enxerto, adubação, e relação do plantio com as fases da lua de plantas frutíferas para melhorar a produção. Pode-se afirmar que ele utiliza-se de um conhecimento do senso comum, que na situação descrita, se fundamenta:

Resposta

a. Pelo uso de uma linguagem vaga.

b. Pela busca de princípios explicativos.

c. Pelo desconhecimento dos limites de validade.

d. Pela investigação.

e. Pela objetividade.

Pergunta 4

1.

A ciência caracteriza-se como a explicação racional de fenômenos, com o objetivo de apresentar soluções e ou respostas para os problemas que nos afligem. No entanto, o seu papel, e a sua tomada de posição perante os diversos assuntos que estão presentes na sociedade, têm variado de época para época. Atualmente, estes parâmetros da ciência ainda não estão completamente definidos e isto se deve à crise que abalou a comunidade científica há cerca de meio século, criando a difícil transição daquela que era a Ciência Moderna para a atual Ciência Contemporânea.

Acerca do conhecimento na Ciência Moderna, é correto afirmar que:

Resposta

a. Não se dá destaque ao processo de descoberta, toda racionalidade da ciência estava sustentada na ideia de que o mundo era dotado de uma ordem e estrutura natural que governava o cosmos e que regia os acontecimentos, na qual todo o ser adquiria sentido.

b. O conhecimento científico era demonstrado como certo e necessário através dos argumentos lógicos, especialmente da distinção entre sujeito e objeto: de um lado, o sujeito que procura conhecer, e, de outro, o objeto a ser conhecido, bem como as relações entre ambos.

c. O valor de uma explicação estava no seu poder argumentativo que justificava sua aceitação. Não havia o tratamento do problema que leva a investigação. Com base nestes fundamentos é que nasceram e se desenvolveram a física, a biologia, a matemática, a medicina,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (61.9 Kb)  
Continuar por mais 34 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com