TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Unidade Web

Monografias: Unidade Web. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  479 Palavras (2 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 2

O mundo está passando por intensas transformações, onde a maior constante é a mudança. Segundo Kotter (apud CHU, 2003) a economia global proporciona tanto riscos quanto oportunidades forçando as organizações a buscarem melhorias contínuas, não somente para competir, mas para sobreviver. Diante disso, as organizações precisam reinventar-se, sair do status quo, quebrar paradigmas e revolucionar mudanças. (SALES E SILVA, 2007)

Os dirigentes da empresa XPTO diagnosticaram a necessidade de uma profunda mudança organizacional. Caso você pudesse indicar a eles como o processo deveria ser iniciado, com base em Kotter você diria que o mais aconselhável é: Assinale a alternativa correta.

a.

Gerar mudanças de curto prazo, pois estas se transformam em vitórias perceptíveis a todos os colaboradores da empresa.

b.

Criar forças-tarefa para diagnosticar os problemas críticos a serem enfrentados em primeiro lugar.

c.

Formar uma comissão composta por pessoas influentes na organização, para defender o processo de mudança.

d.

Desenvolver uma visão compartilhada da necessidade e sentido da mudança entre os colaboradores.

e.

Estabelecer um sentido de urgência para a necessidade de mudança, reduzindo as resistências entre os colaboradores da empresa.

0,2 pontos

PERGUNTA 5

Qualquer mudança requer o desejo de que ela aconteça. Para tanto, precisa existir o conhecimento profundo da organização e de seus negócios, chamado de diagnóstico organizacional. Nessa hora é preciso buscar a visão macro da empresa; é quando são levantados: os dados de como ela está em relação à concorrência e seus clientes; seus problemas e suas causas geradoras; análise da situação atual; seus pontos fortes; onde se pretende chegar e quem são as pessoas capazes de conduzir tal processo.

A partir desse momento é que começa a transformação. É quando passamos a enxergar nossos erros e acertos e ver o que pode ser melhorado. Daí traça-se o futuro desejado para a empresa. (RICARDO AUN, in: http://casesdesucesso.wordpress.com)

No que se refere à gestão de mudanças, avalie as afirmações:

(I) Pode-se afirmar que as organizações só são transformadas de modo efetivo pelas mudanças quando as pessoas se comprometem verdadeiramente com essas mudanças.

(II) No processo de mudança os objetivos da empresa vêm sempre em primeiro lugar, o responsável pelo processo deve desconsiderar as reações das pessoas assim como a influência, positiva ou negativa, que elas podem exercer sobre outros indivíduos e grupos durante a implantação da mudança.

(III) Pode-se dizer que apesar de um processo bem sucedido de mudanças envolver estrutura e pessoas, nesse processo a ênfase deve ser sempre concentrada na tecnologia.

(IV) Pode-se dizer de maneira simplificada que o processo de mudança envolve três “grandes” etapas: o descongelamento, quando as velhas ideias e práticas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com