TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Unidade Web

Dissertações: Unidade Web. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/6/2014  •  1.467 Palavras (6 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 6

Atividade 2

• Pergunta 1

0,2 em 0,2 pontos

A maneira como se conduz o processo de abertura da economia dependerá do modelo macroeconômico adotado pelo país. Esse processo de abertura será conduzido pela adoção de políticas econômicas em que cada país mostra-se, para o mercado internacional, sua capacidade de importação e/ou exportação, bem como os riscos que oferece ao mercado mundial (risco-país).

Porque

Em uma economia fechada, as políticas econômicas estão voltadas ao equilíbrio interno; no entanto, quando a economia é aberta, deve haver uma preocupação, além do equilíbrio interno, com o equilíbrio relacionado à balança de pagamentos, ou seja, que as entradas sejam iguais às saídas de divisas.

Assinale a opção correta a respeito dessas afirmações.

Resposta Selecionada: e.

As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

Resposta Correta: d.

As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

Feedback da resposta: A “As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.” Isto porque, para manter a economia com preços estáveis, aumento da renda e em pleno emprego, deve-se equilibrar as políticas monetária e fiscal. Em uma economia fechada, as políticas econômicas estão voltadas ao equilíbrio interno; no entanto, quando a economia é aberta, deve haver uma preocupação, além do equilíbrio interno, com o equilíbrio relacionado à balança de pagamentos, ou seja, que as entradas sejam iguais às saídas de divisas. Assim, a maneira como se conduz o processo de abertura da economia dependerá do modelo macroeconômico adotado pelo país. Esse processo de abertura será conduzido pela adoção de políticas econômicas em que cada país mostra-se, para o mercado internacional, sua capacidade de importação e/ou exportação, bem como os riscos que oferece ao mercado mundial (risco-país).

• Pergunta 2

0,2 em 0,2 pontos

O comércio é uma das formas mais antigas praticadas pelo Homem. Quando se pensa neste tipo de atividade, pode-se retornar à antiguidade e lembrar que, na maioria das vezes, a produção era destinada ao consumo próprio das famílias. Mesmo naquela época, algumas famílias comercializavam o que restava, até mesmo em forma de permuta. Atualmente, a discussão a respeito da sustentabilidade oferece uma discussão que retoma a ideia da manutenção do consumo das famílias, mas desta vez em relação ao futuro. Isto é, pensando nas próximas gerações como ficará o consumo das famílias. Observe a tirinha do Calvin e assinale a alternativa que apresenta o significado do consumo próprio das famílias apontado no texto referencial.

Imagem: Calvin

Fonte: Aline Valek. Disponível em <http://www.alinevalek.com.br/blog/wp-content/uploads/2012/01/calvin12.jpg>. Acesso em 11 de Agosto de 2013.

Resposta Selecionada: e.

Consumo próprio das famílias, ou seja, para a subsistência.

Resposta Correta: d.

Consumo próprio das famílias, ou seja, para a subsistência.

Feedback da resposta: A “consumo próprio das famílias, ou seja, para a subsistência.” Isto porque, pode-se dizer que uma das atividades mais antigas exercidas pelo ser humano é o comércio. Quando se pensa em neste tipo de atividade, pode-se retornar à antiguidade e lembrar que, na maioria das vezes, a produção era destinada ao consumo próprio das famílias, ou seja, para a subsistência. Mesmo naquela época, algumas famílias comercializavam o que restava, até mesmo em forma de permuta. Ainda na antiguidade, pode-se observar o comércio internacional já nas civilizações antigas como os egípcios, gregos, romanos, entre outros (GELINSKI, 2009). Segundo Gelinski (2009), o mercantilismo, pensamento desenvolvido entre os séculos XV e XVIII, é considerado o berço do comércio internacional. Hugon (1980, p. 65) afirma que “essa ideia foi deduzida da seguinte observação: a prosperidade dos países parece estar na razão direta da quantidade de metais que possuem”, ou seja, com o pensamento mercantilista, a economia deixa de ser regional e passa a ser nacional. Com isso, várias teorias sobre o comércio internacional passam a ser elaboradas para explicar esta relação entre os países.

• Pergunta 3

0,2 em 0,2 pontos

O Regime Militar foi o período em que os militares conduziram o Brasil. Este governo tinha características próprias de gerir o comércio internacional, dentre as quais se destacam:

Resposta Selecionada: d.

Incentivos fiscais e desvalorização cambial que estimulavam a exportação.

Resposta Correta: b.

Incentivos fiscais e desvalorização cambial que estimulavam a exportação.

Feedback da resposta: Feedback:

Correta - Incentivos fiscais e desvalorização cambial que estimulavam a exportação.

Incorreta - Incentivo à exportação e à manutenção do pleno emprego.

Incorreta - Incentivo à exportação e repressão à tarifa cambial.

Incorreta - Incentivo à exportação e à importação em igual proporção.

Incorreta - Incentivo ao avanço tecnológico. No período militar o parque industrial ficou defasado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com