TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Unidade Web 5

Trabalho Escolar: Unidade Web 5. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/5/2014  •  466 Palavras (2 Páginas)  •  1.000 Visualizações

Página 1 de 2

Em uma pesquisa na qual os seus autores* tinham como objetivo “verificar o grau de dependência e compreensão entre o corpo clínico e o corpo administrativo de hospitais públicos e filantrópicos, acerca de questões envolvendo a abordagem da contabilidade de custos hospitalares” definiram da seguinte maneira a pesquisa de campo:

“O interesse fundamental é verificar se os grupos identificados como clínicos e administrativos tem percepções significativamente diferentes, em torno das mesmas questões envolvendo custos hospitalares. A partir de um questionário contendo quinze (15) perguntas que abordam a aplicação de custos nas entidades hospitalares, pretende-se construir uma matriz com as frequências obtidas, a partir de respostas distribuídas nos seguintes graus de concordância: concordo e não concordo.”

Os “[...] questionários, aplicados a 10 médicos e 10 servidores administrativos de um hospital filantrópico [...]”

*FRAGOSO, Adriana e RIBEIRO FILHO, José Francisco. Contabilidade de custos em entidades hospitalares. Disponível em: <http://www.ufpe.br/gepec/exemplos/07_artigo01(franciscoribeiroeadrianafragoso).pdf>. Acesso em: 11/02/2010.

Com base nas informações contidas no texto acima pode-se afirmar que na pesquisa foi utilizada a amostragem:

a.

Sistemática.

b.

Aleatória simples.

c.

Estratificada.

d.

Por quotas.

e.

Por conglomerado.

Pergunta 2

Em uma pesquisa a seleção dos instrumentos de coleta de dados está diretamente relacionada com o problema a ser pesquisado; a escolha dependerá dos vários fatores relacionados com a pesquisa, isto é, a natureza do fenômeno, o objetivo da pesquisa, os recursos humanos e financeiros disponíveis, o tempo disponível e outros elementos que possam surgir no campo da investigação.

Um pesquisador apresentou as seguintes justificativas para uso do questionário como instrumento de coleta de dados em sua pesquisa:

I. O questionário possibilita obter informações de um grande número de pessoas, mesmo que estejam dispersas numa área geográfica extensa, implicando em menores gastos com pessoal.

II. Uma vez que pode ser enviado pelo correio e não exige treinamento dos pesquisadores os dados são obtidos com mais rapidez.

III. Garante o anonimato dos pesquisados, fazendo com que as pessoas se sintam mais à vontade para expressar suas opiniões.

IV. Permite que as pessoas o respondam no momento em que julgarem mais conveniente, não se expondo à influência das opiniões e do aspecto pessoal do entrevistado.

V. O pesquisador pode influenciar o pesquisado de maneira consciente ou não, uma vez que as respostas às perguntas são dadas oralmente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com