TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Unidade Web UAM Quarto Semestre

Monografias: Unidade Web UAM Quarto Semestre. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2013  •  978 Palavras (4 Páginas)  •  733 Visualizações

Página 1 de 4

ATIVIDADE 3

· Pergunta 1

0.2 em 0.2 pontos

São considerados grupos produtores detentores de conhecimentos e expressões culturais tradicionais aqueles que:

Resposta

Resposta Selecionada:

e.

Todas as alternativas estão corretas.

Resposta Correta:

e.

Todas as alternativas estão corretas.

Feedback da resposta:

No interior da cartografia geral dos grupos produtores/detentores de conhecimentos e expressões culturais tradicionais, devem ser considerados aqueles grupos ou comunidades que:

Desenvolvem uma noção particular de território, como espaço objetivo e simbólico onde o grupo social se reproduz econômica e socialmente;

Desenvolvem formas de uso coletivo e comunitário do território e de seus recursos naturais;

Desenvolvem relações de reciprocidade e ajuda mútua, fundadas em laços de parentesco, vizinhança e afinidade, para o exercício das atividades econômicas, sociais e culturais distanciadas das relações mercantis e de subordinação assalariada;

Compartilham e co-participam de espaço intersubjetivo de valores éticos, estéticos e morais expressos em corpos estruturados de simbologias, mitos, rituais e expressões artísticas responsáveis aos processos de auto-identificação e reconhecimento extrínseco de sua singularidade identitária.

Portanto todas as alternativas estão corretas.

· Pergunta 2

0.2 em 0.2 pontos

Podemos entender, grosso modo, o conceito de Indústria cultural de Adorno e Horkheimer criado na década de 40 do século passado como sendo:

“A última expressão da alienação humana sob a égide da sociedade de mercado, que, ao produzir entretenimento (popular, refrescante, acessível), retira dos grupos sociais objetivo a capacidade de produzir cultura,reduzido-os a condição de meros consumidores de mercadorias culturais”.

Resposta

Resposta Selecionada:

Verdadeiro

Resposta Correta:

Verdadeiro

Feedback da resposta:

Para Adorno e Horkheimer a “industria cultural” é a expressão da alienação humana, pois sob a égide da sociedade de mercado, ao produzir entretenimento (popular, refrescante, acessível), retira dos grupos sociais objetivo a capacidade de produzir cultura,reduzido-os a condição de meros consumidores de mercadorias culturais.

O consumidor não é sujeito da indústria cultural, é o seu objeto. As mercadorias culturais se orientam em função de sua comercialização e não segundo suas qualidades ou conteúdos. Sob sua égide, a cultura erudita perde sua potencialidade estética, do mesmo modo que a popular assiste a degradação de sua dimensão identitária ao serem desterritorializadas pelos interesses mercantis.

· Pergunta 3

0.2 em 0.2 pontos

O legado dos índios, habitantes originais do Brasil, é percebida em traços culturais que constituem o povo brasileiro. Isso é por demais evidente em palavras que fazem parte da língua que se fala hoje no Brasil, como Maracanã, maracá, Pacaembu, Tatuapé (...), mas qual foi a maior contribuição do modo de vida indígena para o Brasil e porque não para toda a humanidade em tempos de desequilíbrio planetário em que vivemos?

Resposta

Resposta Selecionada:

e.

foi o testemunho da possibilidade de uma vida harmônica entre os homens e a natureza;

Resposta Correta:

e.

foi o testemunho da possibilidade de uma vida harmônica entre os homens e a natureza;

Feedback da resposta:

Dos índios herdamos o nome de diversas localidades, acidentes geográficos, rios e caminhos, os peabirus, amplamente utilizados pelos europeus em seu processo de conquista. Palavras que compõe boa parte de nossa língua, que quase não são percebidas no dia a dia, são de origem indígena, como Itaquera, Tamanduateí, Pacaembu, Piracicaba. Herdamos o hábito do banho diário, e uma série de alimentos que fazem parte de nosso cotidiano como a mandioca, frutas e raízes diversas. Mas talvez a herança mais importante que a humanidade indígena nos legou foi o testemunho da possibilidade de uma vida harmônica entre os homens e a natureza, uma imensa vontade de beleza dos homens que,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com