TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

União da Evolução no Brasil

Seminário: União da Evolução no Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2014  •  Seminário  •  1.642 Palavras (7 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 7

A Evolução do Sindicato no Brasil está ligada diretamente a transformação da economia. As mudanças das últimas décadas conferiram características peculiares quanto à estruturação do mercado de trabalho em praticamente todos os países. Observou-se uma redefinição das relações de trabalho, com uma diversificação crescente dos tipos de contratação, das formas de inserção dos trabalhadores na estrutura produtiva e, ainda, a persistência de importantes segmentos em atividades produtivas tradicionais. Diante disso, a relação padrão de assalariamento não pode mais ser considerada a única e inexorável forma de inserção produtiva e de inclusão social.

As questões que tendem a envolver a atenção sindical serão cada vez mais voltadas à inserção dos trabalhadores como agentes sociais, interagindo com outros segmentos, e construindo, em conjunto, uma proposta de sociedade menos injusta e desigualdade. A existência de sindicatos é de fundamental importância no mercado de trabalho porque representam os trabalhadores coletivamente.

A única função do sindicato é a de "representar os interesses dos trabalhadores" sob determinada jurisdição, visando o seu bem estar. As restrições, ênfase adotada pela ação sindical, são determinadas pelo ambiente sócio-econômico, pelo sistema político, pela cultura (educação) e pela ideologia dos detentores do poder.

Os sindicatos representam os trabalhadores e acertam contratos de negociações coletivas e da todo suporte necessário aos trabalhadores.

Na década de 80, observou-se na economia brasileira uma estagnação das atividades econômicas e altas taxas de inflação que comprometia o rendimento médio dos trabalhadores e isso modificou a atuação sindical.

Nesse período, utilizaram-se os principais instrumentos agressivos de negociações: Greves por tempo indeterminado; Paralisações temporárias; Acordos demorados e intransigentes.

É fato que o Sindicato é importante para todas as classes profissionais. É por meio dos sindicatos que podemos ser representados coletivamente.

O sindicato é lembrado por ser a organização que defende políticas coletivas que luta pelo progresso dos trabalhadores. 

2. DESENVOLVIMENTO

Evolução Histórica do direito do trabalho:

No início o trabalho era escravo, esses trabalhadores não tinham qualquer direito trabalhista.

A história teve seqüência com a servidão, corporações de ofício, revolução francesa, liberalismo até chegarmos à época da revolução industrial, que deu início aos direitos do trabalhador, ou seja, luta da classe trabalhadora por melhores condições de trabalho e proteção ao trabalho do menor e das mulheres. Transformação do trabalho em emprego.

Em 1802 foi criada a primeira Lei do direito do trabalhador que foi a Lei de Peel: Limitou há 12 horas a jornada de trabalho dos menores nas fábricas (não podia ser trabalho noturno); em 1824 foram reconhecidos os sindicatos na Inglaterra. Proibição do inicio da jornada de trabalho antes das 06h00hs e termino após as 21:00hs. Também foram implantadas regras sobre higiene e educação do trabalhador.

No Brasil a primeira Constituição surgiu em 1824: Extinção das corporações de ofício.Depois surgiram:

* A Lei do ventre livre (1871): Liberdade para os filhos de escravo.

* Lei Aurea (1888): liberou todos os escravos, liberdade para todos eles!

* Constituição de 1891: Institui a liberdade de associação.

* Constituição de 1934: jornada de 8 horas, isonomia salarial, salário mínimo, repouso semanal, proteção do trabalho do menor e da mulher, liberdade sindical, férias anuais remuneradas.

* Constituição de 1937: Sindicato único, imposto sindical, poder normativo da justiça do trabalho.

* Constituição de 1967 e Emenda Constitucional de 1969: Não houve alteração nenhuma.

* CF/88...

Os principais pontos como destacamos na constituição de 1934 foram:

A Lei de férias, a Lei n° 62 de 1935, que versava sobre a atividade de industriários e comerciários, a Publicação da consolidação das leis do trabalho, as Leis trabalhistas, a Lei que previa o 13° salário, a legislação do FGTS e o direito de greve.

A Empresa:

Supermercado Fernandes localizada à AV. Dr Malheiros, 5070, Zona Sul Porto Alegre, uma empresa de pequeno porte composta de 52 funcionários.

Produtos que comercializa: gêneros alimentícios e artigos de higiene pessoal, limpeza, frios, carnes, pães, e congelados.

Missão: Conquistar a plena satisfação dos clientes, colaboradores e fornecedores, prestando serviços de qualidade conduzindo os negócios de maneira ética e sendo co-responsável pelo desenvolvimento da região

Valores: Ética Profissional, Respeito, Honestidade e Humildade

Excelência - Trabalhar a melhoria contínua dos processos, dos resultados e da satisfação das necessidades presentes e futuras dos clientes, superando suas expectativas.

Confiabilidade - Construir relacionamentos abertos, transparentes e apoiados na confiança mútua. Capacitação - Promover e estimular o desenvolvimento pessoal e profissional, por meio do aprimoramento do conhecimento. Algumas sugestões para melhorias seriam criar e melhorar a relação empresa/empregado, colaborando com idéias novas que levarão a empresa a se manter mais produtiva e competitiva.

Melhoria continua nas condições de trabalho e proteção das maquinas utilizadas nos processos de trabalhos da empresas do segmento alimentício.

Satisfazer as necessidades sociais de estima e realização por pertencer à empresa além de proporcionar a oportunidade der ser reconhecido e premiado. Justificativa da escolha da empresa: por ser uma empresa que atua no setor de vendas contribuindo para o crescimento do município gerando vários empregos, pela qualidade de seus serviços e satisfação dos consumidores.

Relações trabalhistas:

*Contrato de trabalho

O contrato de trabalho prevê a prestação de serviços por parte do empregado, que deve ser

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com