TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Usina Jalles

Tese: Usina Jalles. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2013  •  Tese  •  464 Palavras (2 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 2

Sumário

1 INTRODUÇÃO 4

2 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS 6

2.1 Equipamentos 6

2.2 Manutenção Preventiva em tratores 8

2.3 Disponibilidade 9

243 Custo 10

3 CONCLUSÃO 11

4 BIBLIOGRAFIA 12

1. INTRODUÇÃO

A Usina Jalles Machado S/A, localiza-se as margens da rodovia GO 080 km 75,1 Zona Rural e começou quando o empreendedor e ex-governador de Goiás, Otávio Lage de Siqueira, sempre atento ao bem-estar social e ao progresso da região, iniciou, em 1980, articulações para aquecer a economia rural de Goianésia, com a produção de cana-de-açúcar. Na época, a agricultura e a pecuária não ofereceriam postos de trabalho suficientes para os moradores do município.

Jalles Fontoura de Siqueira, filho de Otávio Lage, era o então prefeito de Goianésia e também estava preocupado com a crise de empregos no município. Com o apoio de empresários da região, nasceu a Goianésia Álcool S/A, uma destilaria de álcool carburante, produto que, naquele período, recebia incentivos do Governo Federal por meio do Programa Nacional do Álcool Proálcool. A empresa absorveu a mão-de-obra goianesiense e passou a movimentar a economia goiana. Em 1993, a agroindústria iniciou uma nova fase ao investir na extração do açúcar cristal. A Goianésia Álcool S/A passou a se chamar Jalles Machado S/A, uma homenagem ao pai de Otávio Lage.

A partir de então, passou a investir constantemente em tecnologia e equipamentos de última geração. Foi pioneira em Goiás na cogeração de energia a partir do bagaço da cana e foi à primeira empresa do setor sucroenergético a efetivar a venda de créditos de carbono. A empresa também investiu na produção orgânica com o objetivo de produzir alimentos mais saudáveis e ambientalmente corretos.

Atualmente, tem sua produção de etanol anidro e hidratado, açúcar, domissanitarios, energia elétrica, levedura e látex crescente a cada ano.

Em 2007, a Jalles Machado resolveu expandir os seus negócios e investiu na construção da Unidade Otávio Lage e da Codora Energia Ltda, localizadas também no município de Goianésia. Os empreendimentos, no valor de R$ 410 milhões, entraram em operação em julho de 2011 e foram inaugurados em setembro do mesmo ano.

A Jalles Machado está sempre preocupada em gerar desenvolvimento para a região e é referência no setor sucroenergético nacional por aliar desenvolvimento econômico e sustentabilidade socioambiental.

A Jalles Machado tem a sua Política de Gestão Integrada, no que diz respeito à Qualidade, Meio Ambiente, Segurança e Saúde Ocupacional, norteada pela Carta Magna sendo:

• Oferecer qualidade e segurança em seus produtos, com responsabilidade sócio-ambiental;

• Assegurar a satisfação dos acionistas e dos clientes;

• Valorizar as pessoas, promovendo-as e integrando-as;

• Respeitar o meio ambiente, prevenir a poluição, atender a legislação vigente e os requisitos regulamentares aplicáveis;

• Buscar a melhoria contínua de desempenho.

Com a intensificação da colheita mecanizada na cultura de cana-de-açúcar vem exigindo uma maior intensificação na utilização de colhedoras de cana-de-açúcar e da estrutura que compõe este complexo. Sendo que a disponibilidade do equipamento influencia diretamente na eficiência e capacidade da produção da empresa.

...

Baixar como  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »