TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Usina Solar

Monografias: Usina Solar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2014  •  460 Palavras (2 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 2

USINA SOLAR

Com a necessidade da humanidade em buscar novas fontes de energia e que sejam sustentáveis e ecológicas para evitar danos à natureza, faz-se necessário investir em novas tecnologias e que estas se tornem cada vez mais eficientes.

O Sol, principal fonte de energia do nosso sistema solar, pode ser considerado como uma fonte quase que inesgotável de energia. Aproveitar esta energia para gerar uma energia limpa e sustentável é um desafio do presente. A energia solar pode ter um rendimento superior às outras formas de geração conforme estudos realizados enquanto umas usinas nucleares tem um rendimento de 30% e geram resíduos radioativos se tornando um forte passivo ambiental usinas solares que no final do processo podem gerar vapores de água aquecido até 900 ºC, têm rendimentos próximos a 50% ou seja, acabam sendo mais eficiente e portanto mais lucrativa que fontes geradoras e poluentes.

O modelo de usina solar que esta ganhando mercado pela sua eficiência e capacidade de produção é chamada de usina solar térmica, seu valor de produção é 40% mais barata do que a energia gerada através células fotovoltaicas a mais conhecida na transformação de energia solar para outras formas. Este novo sistema funciona através da seguinte configuração: espelhos moveis são espalhados por uma grande área plana e desimpedidos, que apontam para um único local sendo este uma torre que armazena liquido geralmente um sal liquefeito, que é aquecido através de um sistema de troca de calor aquece a água gerando vapor que movimenta uma turbina para geração de energia elétrica conforme o modelo abaixo.

Este sistema de geração de energia solar é semelhante usado por termoelétricas, com a enorme vantagem de não poluir e ainda “armazenar” calor e gerar energia por mais 20 horas sem a presença do sol.

Principais vantagens deste sistema de geração de energia são: A não poluição do meio ambiente um dos principais fatores; A geração é feita em locais desertificados impróprio para cultivos de lavouras.

Principais desvantagens: Dependendo das regiões em alguns meses do ano devido ao clima a geração de energia fica reduzida; O custo dos equipamentos muitas vezes influencia na adesão de um sistema de geração de energia solar; As formas de armazenamento desta energia gerada é deficiente comparadas as formas de armazenamento por exemplo aos combustíveis fósseis (carvão, petróleo e gás), e a energia hidroeléctrica (água).

Conclusão

Como foi demonstrado acima a energia renovável por fonte solar torna se um mecanismo favorável para o aproveitamento de recursos naturais existente no nosso planeta. Para que este tipo de energia se torne utilizada depende da influencia de governantes em querer investir, tanto em estudos para aproveitamentos dos recursos naturais em energia, quanto em construção dessas usinas.

Referencias:

Livro: energia solar utilização e emprego pratico – Emilio Cometta-ed-Hemus ano 2004

http://www.mesasolar.org.uy/archivos/Nocoes.pdf

http://www.arq.ufsc.br/arq5661/trabalhos_2013-1/energia_solar/usinassolares.html

http://essentiaeditora.iff.edu.br/index.php/BolsistaDeValor/article/view/1829/1007

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com