TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Usinas Eólicas e os Riscos

Por:   •  8/12/2023  •  Relatório de pesquisa  •  331 Palavras (2 Páginas)  •  25 Visualizações

Página 1 de 2

Identificar riscos ocupacionais na fabricação geradores de usinas eólicas.

CONTEXTO: Energia eólica é uma fonte expressiva de energia sustentável e está em constante em aumento no Brasil. Trata-se de fonte de energia sustentável, por depender apenas da força do vento através de pás giratórias (cata-vento) que catalisam a força transformando em eletricidade através de um gerador. Neste setor em pleno desenvolvimento, também temos muitos riscos para seus colaboradores. Vamos pontuar alguns desses riscos na tabela abaixo.

Fisico: Ruído continuo ou intermitente.( nr15)

As atividades ou operações que exponha os trabalhadores a níveis de ruído, continuo ou intermitente, superiores 115dB(A), sem proteção adequada, oferece risco grave ou eminente.

Ergonomico: postura inadequada (Nr 17)

Modo de diminuir risco de acidente e deixar o trabalhador exposto mínimo de tempo possível para conclusão do seu trabalho. Dependendo da exposição a cinta ergonomica ou cinta lombar auxiliar

Trabalho em altura: Quedas (Nr 35)

Esta norma estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção para o trabalho em altura, envolvendo o planejamento, a organização e a execução, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores envolvida direta ou indiretamente com esta atividade.

Para diminuir os riscos com trabalho em altura o trabalhador tem que estar devidamente estar equipado com EPI, sempre fazendo manutenção em seus equipamentos. E treinamento e essencial para exercer essa função

Acidente: eletricidade (Nr10)

Em todas as intervenções em instalações elétricas devem ser adotadas medidas preventivas de controle de risco elétrico e outra riscos adicionais, mediante técnicas de análise de risco, de forma a garantir a segurança e saúde do trabalhador.

Diminua-se os riscos com treinamentos para a capacitação de seus trabalhadores, e usos adequados de seu equipamento de proteção individual segurança EPI.

Concluímos que grande parte dos acidentes podem ser evitado com a partição das empresas, capacitando os seus trabalhadores e fornecendo os equipamentos individuais de proteção. Assim como ter engenheiros do trabalho técnicos de segurança capacitados para dar os devidos treinamentos para seus colaboradores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (38.2 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com