TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segurança do trabalho - RISCOS BIOLÓGICOS E DOENÇAS DO TRABALHO NA USINA DE TRIAGEM E COMPOSTAGEM

Por:   •  15/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.005 Palavras (13 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 13

RISCOS BIOLÓGICOS E DOENÇAS DO TRABALHO NA USINA DE TRIAGEM E COMPOSTAGEM

BIOHAZARDS AND DISEASES OF WORK IN UNIT SORTING AND COMPOSTING

Diego Nascimento

Orientador: Prof. Hélio Pinto Rodrigues

Resumo

Este trabalho foi elaborado através de revisão da literatura com o objetivo de identificar os riscos biológicos existentes no ambiente de uma UTC (usina de triagem e compostagem) e as possíveis doenças patogênicas as quais os trabalhadores estão sujeitos a contrair, considerando-se especificamente as atividades inerentes às funções dos segregadores do lixo na etapa de triagem da UTC. Foram pesquisados livros impressos, livros eletrônicos, artigos científicos, dissertações, legislações, jurisprudências e teses entre dezembro de 2014 a abril de 2015. Através da literatura revisada, foi possível constatar a presença de agentes biológicos como fungos, bactérias, vírus, protozoários, helmintos, artrópodes no lixo que chega na UTC junto com o lixo e  que em contato com o homem podem provocar doenças como a hepatite B, AIDS, micoses superficiais, leptospirose entre outras.

Palavras-Chave: Riscos biológicos. UTC. Resíduos Sólidos.

Abstract

This work was done through literature review in order to identify the biological risks in one environment UTC (sorting and composting plant) and the possible pathogenic diseases which workers are subject to contract, considering specifically the activities inherent functions of segregating garbage on the UTC screening step. Printed books were researched, electronic books, journal articles, dissertations, legislation, case law and theses from December 2014 to April 2015. Through the literature review, we determined the presence of biological agents such as fungi, bacteria, viruses, protozoa, helminths , arthropods in the garbage arriving at UTC with garbage and in contact with humans can cause diseases like hepatitis B, AIDS, superficial mycoses, leptospirosis and others.

Keywords: Biohazards. UTC. Waste Solid.

1 INTRODUÇÂO

O aumento crescente da população brasileira nas ultimas décadas e conseqüentemente o aumento na geração dos Resíduos Sólidos Urbanos – RSU vêem fazendo com que o poder público busque o uso de novas tecnologias para diminuir o volume de rejeito que será destinado para um aterro sanitário.

O gerenciamento de resíduos sólidos no Brasil, segundo a Pesquisa Nacional de Saneamento Básico – PNSB (IBGE, 2008) é dividido da seguinte forma: 61,2% das prestadoras dos serviços de manejo dos resíduos sólidos urbanos (RSU) eram entidades vinculadas à administração direta do poder público; 34,5%, empresas privadas sob o regime de concessão pública ou terceirização; e 4,3%, entidades organizadas sob a forma de autarquias, empresas públicas, sociedades de economia mista e consórcios.

O poder público utiliza a unidade de triagem e compostagem - UTC como o principal dispositivo para diminuir o volume do rejeito destinado para o aterro sanitário, sendo o mesmo responsável pela segregação do RSU, onde é separado todo material reciclado (papel, plástico, papelão, metal), matéria orgânica e rejeito.

As UTC’s têm importante papel ambiental para a sociedade, mas sua operação pode oferecer riscos significativos para seus trabalhadores. Como exemplo, cita-se a contaminação por microrganismos patogênicos ou substâncias químicas, exposição a ruídos e calor, esmagamento de membros, etc. (RENNÓ, 2010).

Quando disposto ou tratado de forma inadequada, o lixo torna-se uma fonte de proliferação de insetos e roedores, trazendo conseqüências para o meio ambiente, especialmente riscos para a saúde pública. Por isso é tão importante um sistema público que realize a limpeza urbana, a qual compreende as seguintes atividades: varrição, coleta, transporte, disposição e/ou tratamento final. (BRAGA et al, 2002).

Os responsáveis pela realização das atividades rotineiras na UTC são os auxiliares de serviços gerais (ASG) que são comumente denominados como gari. Eles trabalham de forma direta com vários agentes biológicos que podem causar infecções, parasitoses e reações alérgicas tóxicas (PINHO; NEVES, 2010).

Neste panorama, identifica-se a necessidade de avaliação dos riscos biológicos que esses trabalhadores estão expostos na etapa de triagem dos RSU na UTC. No Brasil, poucas pesquisas foram realizadas nessa área, e cabe destacar a importância da sociedade se atentar para a saúde desses trabalhadores, devido ao grande papel que esses colaboradores exercem na sociedade moderna.

O objetivo deste artigo é identificar os riscos biológicos existentes no trabalho de triagem na UTC e as possíveis doenças patogênicas às quais os trabalhadores estão sujeitos a contrair, considerando-se especificamente as atividades inerentes às funções dos garis dentro de uma UTC.

2 METODOLOGIA

Este estudo constitui-se de uma revisão da literatura especializada, realizada entre dezembro de 2014 a abril de 2015, fundamentado em livros impressos, livros eletrônicos, artigos científicos, dissertações, legislações, jurisprudências e teses.

Quanto ao objetivo, a pesquisa é de natureza exploratória. “A pesquisa exploratória tem como principal finalidade desenvolver, esclarecer e modificar conceitos e idéias, tendo em vista, a formulação de problemas mais precisos ou hipóteses pesquisáveis para estudos posteriores” (GIL, 1989, p.44).

Segundo Gil (1989), na maioria dos casos esses tipos de pesquisas constituem a primeira fase de uma busca mais completa acerca do assunto tratado. Quando o tema do trabalho é mais genérico, tornam-se necessários seu esclarecimento e delimitação, o que demanda uma ampla revisão da literatura, discussão com especialistas, além de outros procedimentos.

De acordo com Gil (1989), parte dos estudos exploratórios pode ser definida como pesquisas bibliográficas. A pesquisa bibliográfica é desenvolvida a partir de materiais já elaborados sendo, na maioria das vezes, constituídos de livros e artigos científicos. O levantamento bibliográfico tem como principal vantagem o acesso, por parte do pesquisador, a uma grande cobertura de informações muito mais ampla do que aquela que poderia pesquisar diretamente.

A revisão da literatura foi separada em tópicos para facilitar a explanação do tema e o entendimento por parte do leitor.

3 REVISÃO DE LITERATURA

A doença ocupacional, embora ainda sem esta denominação, é descrita desde tempos remotos. Hipócrates descreveu o quadro clínico da intoxicação saturnina, Plínio, o aspecto dos trabalhadores expostos ao chumbo, ao mercúrio e a poeiras, Agrícola escreve sobre a “asma dos mineiros”, hoje denominada silicose e Paracelso, a intoxicação pelo mercúrio. Quase dois séculos mais tarde, em 1700 foi publicado “De Morbis Artificum Distriba”, escrito por Bernardino Ramazzini, conhecido como “Pai da Medicina do Trabalho”, descrevendo doenças de aproximadamente 50 ocupações (MENDES, 1995).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21 Kb)   pdf (152.7 Kb)   docx (17.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com