TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uso De Solo Cimento

Monografias: Uso De Solo Cimento. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  747 Palavras (3 Páginas)  •  621 Visualizações

Página 1 de 3

Este trabalho refere-se a uma proposta para o uso de solo cimento, Levando em conta todas as vantagens que esse produto oferece: tanto a natureza, quanto a agilidade e redução do custo final da obra, “lembrando que para cada 1000 tijolos convencionais fabricados são usadas 5 árvores” (Fonte-Cidades e Produções-Globo News). Expomos todas as vantagens do uso deste produto, comparações com os tijolos convencionais e porque é chamado de ecológico. Estudamos as aplicações para este produto. E como para famílias de baixa renda este método pode ser a solução para a casa própria. Complementaremos nossa pesquisa com fotos e algumas tabelas comparativas, para com isso comprovar a grande vantagem do uso deste material, e a necessidade de investimento no setor.

Preocupados com as questões ambientais e sócio-econômicas, todos buscaram a maneira mais sustentável e de menor custo para aplicar na construção civil.

É indiscutível a necessidade de se encontrar esta solução o quanto antes, pois os recursos naturais são finitos, e o crescimento populacional vem gerando problemas habitacionais e grandes danos ao meio ambiente.

Não existe construção que não gere impacto, a busca é por intervenções que os ocasionem em menor escala, (Profª. Drª Maria Augusta Justi Pisano, A&E ensaios).

A utilização da terra como componente principal na técnica de construção com tijolos ecológicos é uma tentativa que diminuir os impactos causados ao meio ambiente, pois são achados em abundância em qualquer lugar e não gastam energias para serem queimados. Possui grande capacidade de isolamento térmico e acústico, proporcionando conforto a construção. Podem ser comprados ou fabricados com a própria terra do terreno da obra, desde que essa não seja orgânica.

Não se podem desconsiderar os impactos na utilização do cimento neste método de construção, porém é muito menor que no uso do tijolo convencional, pois entra em proporção muito menor na mistura necessária para a fabricação do mesmo.

Ressalta-se que existem várias arquiteturas feitas em terra crua na história, e suas pesquisas são realizadas destes 1935, junto a PCA- Portland Cement Association.

A partir de 1960 o solo cimento começa a ser pesquisado principalmente por duas instituições no Brasil: IPT – Instituto de pesquisas tecnológicas do estado de São Paulo e ABCP – Associação Brasileira de Cimento Portland.

2 OBJETIVOS

2.1 Objetivo Geral:

• Demonstrar as contribuições que este produto traz ao meio ambiente em relação ao tijolo convencional e analisar como o SOLO CIMENTO empregado corretamente nas construções de casas pode contribuir para o acesso das famílias mais carentes a moradia própria.

2.2 Objetivos Específicos:

• Utilizar o solo cimento como percussor sustentável na construção civil.

2.3 Objetivo Publico Alvo:

• Comunidades carentes e empresas interessadas em divulgar seu investimento em sustentabilidade.

3 METAS

Kasai (1998) estima que a construção consome cerca de 50% do total dos materiais consumidos no Japão. Matos & Wagner (1999) estimam que nos EUA a construção seja responsável por cerca de 75% do consumo total de materiais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com