TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uso estratégico dos meios de comunicação de massa na educação

Tese: Uso estratégico dos meios de comunicação de massa na educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2014  •  Tese  •  694 Palavras (3 Páginas)  •  406 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Federal de Juiz de Fora UFJF- Mídias na Educação

Elizangela Ruas Barbosa

O uso estratégico das mídias na Educação

Salinas–MG

Marco-2013

Elizangela Ruas Barbosa

O uso estratégico das mídias na Educação

Resumo: O planejamento estratégico no uso das mídias é um tema atual e muito importante que está ganhando um espaço cada vez maior no ambiente educacional. Este artigo procura contextualizar a utilização de mídia na educação.O artigo discute a importância e o uso pedagógico da rede enfatizando as formas de utilização na prática pedagógica. O artigo aponta, ainda, as ferramentas das mídias e como as mesmas podem ser utilizadas no processo de ensino-aprendizagem.

Introdução: Elizangela Ruas Barbosa,graduada em Matemática Pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES-MG) em 2003.Professora há 18 anos atualmente trabalho com Matemática na Escola Estadual Oswaldo Luca Mendes com turmas de 1º ano de Ensino Médio.

Definição: O crescimento e a popularização das mídias foi muito rápido e se estabeleceu-se uma enorme necessidade de acompanha-la também na educação. É imprescindível a conscientização dos educadores na contextualização das mídia na educação como instrumento aliado para o aprendizado de uma forma prazerosa.

Justificativa:É muito importante o uso da internet nas aulas de Matemática para que elas se tornem mais atrativas. O uso da rede de computadores possibilita ao estudante receber, armazenar e manipular maior número de informações, escolher os dados de acordo com suas necessidades e possibilidades, incentivando-o e motivando-o, não só a coletá-los, mas o que é fundamental, a analisá-los e a trabalhar com eles em forma de gráficos e tabelas,e vídeos .

Essa comparação dos dados e resultados de análises, realizadas pelos estudantes de vários estados ou países, levará o estudante ao uso do pensamento científico, favorecendo o entendimento global dos fenômenos e o trabalho colaborativo. A rede faz o aluno viajar para outras localidades e comunidades e encoraja-o a participar de discussões com especialistas em universidades. Cada estudante tem grande importância no cenário da sala de aula, da escola e da sociedade, ou seja, o aluno tem no contexto social e no uso das tecnologias o papel de cidadão.

Proposta para o desenvolvimento do Tema :Pretendo usar o núcleo de informática da escola para que os alunos tenham as primeiras aulas do projeto e logo após manter contado com eles através de e-mail ou redes sociais.

METODOLOGIAS PARA TRABALHAR COM PROJETOS QUE USAM REDES ELETRONICAS NO ENSINO

1. Selecionar a questão ou o problema – Escolha de um evento ou uma situação que se apresente como um desafio para ser solucionado. Discuta a escolha, selecione propostas para uma busca e faça uma revisão dos termos chaves do desafio.

2. Defina os objetivos específicos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com