TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A mídia E Os Meios De Comunicação Em Massa

Dissertações: A mídia E Os Meios De Comunicação Em Massa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  967 Palavras (4 Páginas)  •  547 Visualizações

Página 1 de 4

1 INTRODUÇÃO

Hoje uma verdadeira revolução nos meios de comunicação faz com que as barreiras naturais do tempo e do espaço sejam reduzidas, permitindo rápido deslocamento e contato entre indivíduos separados geograficamente.

Os bens e consumo circulam em alta velocidade e também a formação de comportamentos e valores dominantes na sociedade.

A MIDIA E OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO.

A relação sociedade e mídia são históricas, sendo a comunicação um produto da modernidade, visto como uma transformação social, uma nova estrutura de relação entre individuo e realidade.

Os primeiros meios de comunicação em massa foram os livros, principalmente os didáticos, que existem há muito tempo, depois o desenvolvimento e a expansão capilar dos meios de comunicação em massa seguiram o progresso cientifico e tecnológico.

Hoje, há a televisão, rádios, a internet, o jornalismo on-line, vidios e tantos outros meios que desempenham um papel decisivo ao facilitar o aparecimento desse capitalismo flexível e rejuvenescido, proporcionando ferramentas para a formação de redes, comunicação a distancia, permitindo ter acesso a todo tipo de informação em qualquer parte do planeta.

A mídia possui características que influenciam processos educativos e cognitivos, são fomentadores de crenças, culturas e valores que sustentam os interesses econômicos e políticos.

A televisão possui então o poder de comunicar tudo o que se quer a população, seu fluxo de informação tem sentido único. Dessa forma, a sociedade tem a visão de que tudo o que está contido na tela passa a ser verdade, para aqueles que não possuem outros meios informativos que permitam fazer uma leitura critica do meio, então quem está inserido na TV é tido como bom e é reconhecido, por isso inúmeros políticos utilizam-se dela para seus discursos nem sempre verdadeiros fazendo com que a massa acredite em suas promessas.

A televisão molda os costumes de uma sociedade, e é por meio dela, que muitos se tem acesso as informações, calamidades, escândalos, ou seja, tudo que acontece na modernidade.

É a mídia, que ajuda os indivíduos a tornarem distancia, a imaginar alternativas, a questionar suas praticas tradicionais.

Desde a sua estréia em 1940, a TV tem sido a melhor forma de consumo, vendendo carros, modas, utensílios para o lar, e é a partir dela que se constituem ações, pensamentos, modos de vida, modos de vestir, pois para estar inserido na sociedade é preciso estar sempre atualizado.

Em muitos lares, a televisão se transformou na principal forma de entretenimento das crianças e adolescentes em programas de baixa qualidade, violentos e distantes de serem pólos de ação educativa.

A internet supera a televisão como mídia preferida em boa parte do mundo, pois é a maior rede de computador. Ela surgiu nos Estados Unidos em 1969 com o nome de Arpanet e foi criada pelo Departamento de Defesa Norte-Americano. Depois a rede foi aberta a todos os interessados, e o governo norte-americano se afastou de seu gerenciamento. Com isso, ela cresceu muito e se estendeu os outros países. Atualmente, pessoas e empresas do mundo inteiro estão ligadas à internet.

Em 1999, havia mais de 100 milhões de usuários conectados a rede. Para cada bebe que nascia a rede ganhava quatro novos usuários. No momento em que você estiver lendo estas informações, centenas de milhões de usuários estarão conectadas a internet.

A internet não tem dono, ou seja, ela não constitui uma empresa nem é gerenciada por um grupo de pessoas. Como a maioria dos computadores que se liga a ela usa linhas telefônicas, as empresas de telefonia de todos os pais concedem autorização a outras empresas ou a pessoas para que estas formem grupos e possam ligar-se a rede. As empresa autorizadas a receber interessados em entrar na internet chamam-se provedores.

Uma variante da internet é a intranet, uma espécie de internet de empresa. A internet é uma rede que conecta computadores de grandes empresas, permitindo que cada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com