TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Usuários Da Contabilidade

Pesquisas Acadêmicas: Usuários Da Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2014  •  520 Palavras (3 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 3

Os usuários são todas as pessoas que tenham interesse na avaliação de sua situação patrimonial, onde pode ser divididos internos e externos.

USUÁRIOS INTERNOS:

Gerentes ou Administradores: para tomada de decisões

Funcionários: com interesse em pleitear melhorias

Diretoria: para a execução de planejamentos organizacionais

USUÁRIOS EXTERNOS:

Bancos: análise econômico-financeira para aprovar empréstimos.

Concorrentes: interessados em conhecer a situação da empresa para poder atuar no mercado

Governo: que necessita obter informações sobre as receitas e as despesas para poder atuar sobre o resultado operacional no que concerne a sua parcela de tributação e planejamento macroeconômico.

Fornecedores: interessados em conhecer a situação da entidade para poder continuar ou não as transações comerciais com a entidade, além de medir a garantia de recebimento futuro.

Clientes: interessados em medir a integridade da entidade e a garantia de que seu pedido será atendido nas suas especificações e no tempo acordado.

d) O que se entende por bens tangíveis e bens intangíveis?

Bens tangíveis são aqueles que podem ser tocados, que têm existência física, como por exemplo, terreno. Bens intangíveis são aqueles representados por direitos, por exemplo, marcas e patentes.

e) O que são bens, direitos e obrigações:

Bens é aquilo que possui valor econômico onde possa ser convertido em dinheiro. São eles: bens móveis: veículos ou ate mesmo animais; bens Imóveis: árvores, edifícios e terrenos; bens tangíveis: os que podem ser tocados; bens intangíveis: marcar e patente chamado patrimônio liquido.

Direitos é o poder de exigir alguma coisa, tudo aquilo que você tem direito sobre o que tem pra receber, tanto como uma venda de mercadoria, ou salários a receber, contas a receber, títulos a receber etc..

Obrigações são as dividas, valores a serem pagos a terceiros, como por exemplo, aluguéis a pagar, contas a pagar (luz, água, iptu ,etc..) e salários a pagar.

f) Qual a finalidade de um balanço patrimonial?

É a peça contábil que retrata a posição das contas de uma entidade após todos os lançamentos das operações de um período, todos os provisionamentos e ajustes terem sidos feitos, ou seja, o balanço patrimonial apresenta a situação patrimonial da empresa.

g) Quais são as contas patrimoniais e as contas de resultados? Cite exemplos.

Contas patrimoniais são as que representam os elementos componentes do patrimônio. Dividem-se em ativas (bens e direitos) e passivas (obrigações e patrimônio liquido). Exemplo: fornecedores, duplicatas a pagar.

Contas de resultados são as que representam as variações patrimoniais. Dividem-se em contas de despesas e contas de receitas. Exemplo: água e esgoto

h) Qual a finalidade de uma demonstração de resultado dos exercícios?

Tem por finalidade oferecer uma síntese

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com