TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VELOCIDADE DE PROPAGAÇÃO DA ONDA SONORA

Pesquisas Acadêmicas: VELOCIDADE DE PROPAGAÇÃO DA ONDA SONORA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  211 Palavras (1 Páginas)  •  442 Visualizações

VELOCIDADE DE PROPAGAÇÃO DA ONDA SONORA

ESCRITO POR INFOSOLDA. POSTED IN FUNDAMENTOS

Velocidade de propagação é definida como a distância percorrida pela onda sonora por unidade de tempo. É importante lembrar que a velocidade de propagação é uma característica do meio, sendo uma constante, independente da frequência.

Existem várias maneiras de uma onda sonora se propagar, cada uma com características particulares de vibrações diferentes.

Quando uma pedra é atirada num lago de águas calmas, imediatamente é criada uma perturbação no ponto atingido, formando ondas superficiais circulares que se propagam sobre a água. Este simples exemplo explica a frequência como o número de ondas que passam por um observador fixo; além disso, é possível também imaginar a velocidade de propagação pela simples observação e ainda estabelecer o comprimento entre dois picos de ondas consecutivos. A medida desse comprimento é denominada comprimento de onda e é representada pela letra grega X (lambda).

Considerando uma onda sônica propagando-se num determinado material com velocidade V, frequência f, e comprimento de onda X, pode-se estabelecer uma relação: V = X . f.

A relação permite calcular o comprimento de onda, pois a velocidade é em geral conhecida e depende somente do modo de vibração e do material; por outro lado, a freqüência depende somente da fonte emissora, que também é conhecida.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com