TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ondas Sonoras

Artigos Científicos: Ondas Sonoras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2014  •  713 Palavras (3 Páginas)  •  1.840 Visualizações

Página 1 de 3

Ondas Sonoras

Em Física definimos ondas sonoras como sendo ondas mecânicas, pois somente se propagam através de um meio material. Diferentemente das ondas eletromagnéticas (como, por exemplo, a luz), as ondas sonoras não podem se propagar no vácuo.

As ondas sonoras são consideradas ondas de pressão, ou seja, ondas que se propagam a partir de variações de pressão do meio. Por exemplo, quando um músico bate em um tambor musical, a vibração da membrana produz alternadamente compressões e rarefações do ar, ou seja, produz variações de pressão que se propagam através do meio, no caso, o ar.

Esse tipo de onda é denominado onda longitudinal, pois as moléculas constituintes do meio se aproximam e se afastam umas das outras de forma alternada. Cada secção do meio através do qual passa a onda longitudinal apenas oscila ligeiramente em torno de uma posição de equilíbrio, enquanto a onda propriamente dita pode se propagar por grandes distâncias.

O estudo das ondas sonoras não é fácil, uma vez que não conseguimos ver a olho nú o movimento vibratório das partículas do meio material no qual o som se propaga. Para facilitar a compreensão do conceito de onda, podemos observar o que acontece à superfície da água de um lago quando lhe atiramos uma pedra: Neste caso, a onda propaga-se a partir do ponto onde foi lançada a pedra até à margem do lago.

Pág:02

Velocidade do Som

Velocidade do som é a velocidade de propagação de uma onda sonora. A onda sonora é uma onda mecânica longitudinal que necessita de um meio para se propagar, a passagem de qualquer onda sonora produz uma pequena variação de pressão no meio em que se propaga produzindo um deslocamento no fluido, deslocamento tal que muda a densidade do fluido. Essa cadeia de eventos é cíclica,dependendo de uma perturbação no meio para iniciar, por exemplo: Um raio ou a vibração das cordas vocais.

Fenômenos Ondulatórios

Segundo, James C. Maxwell (1831 - 1879) fenômenos ondulatórios são Fenómenos muito diferentes entre si, como as ondas do mar, o som, a luz, os sinais de rádio e os terramotos, têm em comum a característica de serem ondas. De fato, costumamos falar em ondas sonoras, ondas luminosas, ondas de rádio, ondas sísmicas e ondas do mar. O conceito de onda é bastante abrangente, pois é utilizado em todos os campos da Física.

Pág:03

Qualidades Fisiológicas do Som

Quando uma fonte sonora (lâmina, corda, membrana, etc.) é colocada para vibrar, ela provoca em toda sua volta, no meio que a envolve (normalmente o ar), ondas mecânicas longitudinais que, por meio de sucessivas compressões e rarefações das partículas desse meio, viajam em todas as direções (meio tridimensional), formando assim, uma onda sonora.

São três as qualidades fisiológicas do som: 

Intensidade: É a característica do som que nos permite distinguir um som forte de um som fraco

Altura: Altura do som está relacionada com sua frequência, ou seja, a altura é a qualidade do som que permite ao ouvido distinguir um som grave, de baixa frequência, de um som agudo, de alta frequência.  

Timbre: O timbre é uma qualidade sonora que permite distinguir dois sons de mesma altura e mesma intensidade, emitidos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com