TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ondas Sonoras

Pesquisas Acadêmicas: Ondas Sonoras. Pesquise 858.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/8/2013  •  767 Palavras (4 Páginas)  •  949 Visualizações

Página 1 de 4

1- Ondas sonoras o que são: ondas sonoras são ondas mecânicas, pois somente se propagam através de um meio material. Diferentemente das ondas eletromagnéticas (como, por exemplo, a luz), as ondas sonoras não podem se propagar no vácuo. As ondas sonoras são consideradas ondas de pressão, ou seja, ondas que se propagam a partir de variações de pressão do meio. Por exemplo, quando um músico bate em um tambor musical, a vibração da membrana produz alternadamente compressões e rarefações do ar, ou seja, produz variações de pressão que se propagam através do meio, no caso, o ar.

2- Som: O som é definido como a propagação de uma frente de compressão mecânica ou onda longitudinal, se propagando tridimensionalmente pelo espaço e apenas em meios materiais, como o ar ou a água. Para que esta propagação ocorra, é necessário que aconteçam compressões e rarefações em propagação do meio. Estas ondas se propagam de forma longitudinal. Quando falamos o som é emitido pela vibração das cordas vocais; quando batemos em um tambor com um pedaço de madeira ou com a própria mão, fazemos esse corpo vibrar produzindo o som; quando as cordas de um violão ou violino se movimentam elas vibram e emitem sons.

3-Sonar: Dispositivo usado em algumas embarcações que emite ondas sonoras sob a água para detectar e localizar a posição de objetos submersos. É possível com o sonar, mapear o fundo do mar, localizar cardumes, navios, submarinos ou mergulhadores perdidos. O princípio de funcionamento desse dispositivo tão interessante está concentrado no fenômeno de reflexão que a onda sonora emitida por ele apresenta. Conhecendo a velocidade do som (emitido pelo sonar) na água, basta marcar o tempo de ida e vinda imediatamente após a emissão do som e determinar a profundidade ou se há algum obstáculo pela frente.

4- Ultrasom: Ultrassom é um som a uma freqüência superior àquela que o ouvido do ser humano pode perceber aproximadamente 20.000 Hz. Ultrassom são gerados por cristais especiais (como o quartzo puro), que podem vibrar quando percorridos por uma corrente elétrica conveniente. Dessa forma, é possível gerar pulsos de ultrassom com freqüências de vários MHz e com duração de apenas alguns milionésimos de segundo. Na medicina, o ultrassom é muito utilizado para diagnóstico de doenças cardíacas e em exames preventivos em gestantes.

5- Infra-som: Infrassons são ondas sonoras extremamente graves, com freqüências abaixo dos 20 Hz, portanto abaixo da faixa audível do ouvido humano que é de 20 Hz a 20.000 Hz. Infrassons podem ser produzidos pelo vento e por alguns tipos de terremotos. Os elefantes são capazes de emitir infrassons que podem ser detectados a uma distância de 2 km.

6-Ressonância: É o fenômeno que acontece quando um sistema físico recebe energia por meio de excitações de freqüência igual a uma de suas freqüências naturais de vibração. Assim, o sistema físico passa a vibrar com amplitudes cada vez maiores. Um exemplo pode ser de uma ponte, ou qualquer estrutura, é capaz de vibrar com certas freqüências naturais. Se a marcha regular de um pelotão de soldados for próxima de umas das freqüências naturais de vibração da ponte, esta poderá romper por atingir uma amplitude de vibração muito alta. Por este motivo que soldados são orientados a não seguir uma marcha constante ao atravessar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com