TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VER ENGENHARIA E AUTOMAÇÃO LTDA

Relatório de pesquisa: VER ENGENHARIA E AUTOMAÇÃO LTDA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2014  •  Relatório de pesquisa  •  1.010 Palavras (5 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 5

As oportunidades de estágio para a VIEW ENGENHARIA E AUTOMAÇÃO LTDA são divulgadas no site da CIEE e é através deste mesmo site que o estudante pode se candidatar a uma vaga. Após demonstrar interesse o candidato é chamado e o processo de seleção acontece na própria empresa pelo setor de RH. Para uma primeira avaliação é pedido que o candidato faça uma redação; num segundo momento há uma entrevista com um dos responsáveis pela área onde o estudante irá trabalhar, nesta entrevista são feitas perguntas de âmbito pessoal, acadêmico e profissional, apesar da variedade das perguntas o foco principal é na parte técnica, além de receber maiores informações sobre a própria empresa e as atribuições que o estagiário terá dentro da empresa. Após todo o processo a empresa decide se o estudante se enquadra no perfil da empresa e toma sua decisão final.

A VIEW está situada na Av. das Américas 700, Barra da Tijuca, tem uma ampla estrutura dividida em três estados, RJ, BH E BA e atua no segmento de automação industrial à 17 anos e executou diversos projetos pra empresas como a Petrobras, Ambev, Hima, Tenace, Promon, Psa Peugeot, Flowserve, entre muitas outras. A empresa tem um foco principal na implantação de sistemas de controle e automação em indústrias, trabalhando no desenvolvimento de softwares supervisórios, programação de clp’s e na configuração da comunicação entre instrumentos. Com aproximadamente 35 funcionários divididos em três áreas: administrativa, comercial e projetos. O principal escritório se encontra no Rio de Janeiro e também é nele onde trabalham a maior parte destes funcionários. Neste escritório há três ambientes, sem contar com os locais comuns.

A VIEW ENGENHARIA possibilita o contato com todas as áreas da empresa, isso quer dizer que o estagiário pode acompanhar o cotidiano da empresa como um todo, além disso, o acesso aos funcionários mais experientes também é facilitado, ou seja, o acesso à informação é real, tanto na forma humana, com a passagem de experiências entre os próprios funcionários, quanto na forma de documentos visto que há uma boa variedade de manuais, apostilas e livros disponíveis para o conhecimento geral.

DESENVOLVIMENTO

O estágio evolui de acordo com a necessidade de cada projeto envolvido, por isso se faz necessário a capacitação em diversos softwares variando mediante a necessidade ou obrigatoriedade do cliente. A principio no estágio, a maior parte do trabalho era envolta a parte da documentação do projeto, mediante a organização, analise e preparação para o encaminhamento dos documentos. Essa fase foi de extrema importância, pois com a falta de experiência no processo, os documentos permitem um primeiro contato com as fases e termos técnicos usados durante um projeto. Durante esse período era constante o contato com especificações técnicas, planejamento de testes, orçamentos, descritivos dos instrumentos e a abrangência do trabalho junto aos fluxogramas emitidos pelo cliente.

Posteriormente o foco ficou em desenhos no AutoCad, um software usado para desenhos de diversas naturezas, com este é feito o planejamento de painéis, disposição dos cartões em um CLP e ligações elétricas dentre outras representações físicas e já utilizando de uma parte do processo adquirido na parte da documentação, como o trabalho com as especificações técnicas. O interessante neste processo, além da própria atividade, é a familiarização um pouco mais profunda com manuais mais específicos, pois em cada situação a configuração, como por exemplo as ligações elétricas, podem mudar.

Outro serviço prestado pela empresa e pelo qual o estagiário também participa é o de desenvolvimento de supervisórios e para esta função o software mais utilizado é o Proficy IFIX. Esta ferramenta é caracterizada pela possibilidade da utilização efetiva do imenso volume de informação gerado constantemente pelos dispositivos de uma planta, durante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com