TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VIDA E OBRA DO ARTISTA

Trabalho Universitário: VIDA E OBRA DO ARTISTA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2014  •  1.233 Palavras (5 Páginas)  •  446 Visualizações

Página 1 de 5

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – LICENCIATURA

JUSCELINA FERREIRA DE MAGALHÃES FRANCO

PRODUÇÃO TEXTUAL INDISCIPLINAR INDIVIDUAL

TÍTULO: VIDA E OBRA DO ARTISTA

SANRA TEREZINHA DE GOIÁS

2014

JUSCELINA FERREIRA DE MAGALHÃES FRANCO

“VIDA E OBRA DO ARTISTA”

Trabalho apresentado ao Curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral nas disciplinas: Organização e didática na Educação infantil – Profª Edilaine Vagula

Arte educação e música – Profª Laura Célia Cabral

Cave.

Ludicidade e educação – Profª Marlizete Steinie

Prática pedagógica interdisciplinar – Infãncia e sua Linguagem – Profª Rosely Montagniini

Seminário Interdisciplinar IV – Profª Cyntia Simoni

SANTA TEREZINHA DE GOIÁS

2014

INTRODUÇÃO

Iremos falar de ninguém menos que uma das maiores e reconhecida artistas, Tarsila do Amaral foi uma das mais importantes pintoras brasileiras do movimento modernista. Nasceu na cidade de Capivari (interior de São Paulo), em 1 de setembro de 1886.Artista plástica paulista , que participou do movimento modernista em São Paulo, desde o seu início (1922) e cuja tela Abaporu (1928) inaugurou o movimento antropofágico na história das artes plásticas brasileiras. Iniciou-se na pintura (1917) estudando com Pedro Alexandrino. Viajou para a França (1920), onde freqüentou a Académie Julien e participou do Salão Oficial dos Artistas Franceses (1922), criando técnicas influenciadas pelo cubismo. Tarsila era o uso de cores vivas e tinha influencia, fazendo abordagem de temas sociais, cotidianos e paisagens do Brasil.

VIDA E OBRA

De

Tarsila do Amaral

É considerada uma das principais artistas modernistas latino-americanas. Ela era membro do Grupo dos Cinco, que incluiu Anita Malfatti, Menotti de Picchia, Mário de Andrade e Oswald de Andrade.

Tarsila do Amaral nasceu em Capivari, no interior de São Paulo, filha de uma família rica de cafeicultores e fazendeiros. Devido a posição da família ela teve uma vida cheia de regalias. Seus pais apoiaram a suas atividades educativas e artísticas. Durante a sua adolescência, Tarsila e sua família viajaram para Barcelona, onde ela frequentou a escola e pela primeira vez exibiu seu interesse pela arte de copiar imagens vistas em coleções da escola.

A partir de 1916, Tarsila estudou escultura em São Paulo com Zadig e Montavani. Mais tarde estudou desenho e pintura com o pintor acadêmico Pedro Alexandrino. Na época o mundo da arte brasileira era conservador, então ela viajava para a Europa, nessa época, mas as influências conservadoras permaneceram em suas obras.

Em 1922, Tarsila participou de várias reuniões junto com Anita Malfatti, Oswald de Andrade, Mário de Andrade e Menotti de Picchia, onde conheceu muita coisa nova. Tarsila foi convidada a se juntar ao movimento e, juntos, tornaram-se o Grupo dos Cinco, que pretendia promover a cultura brasileira. Durante seu breve retorno a Paris, em 1923, para estudar ao lado de André Lhote, Fernand Léger e Albert Gleizes ela conheceu o cubismo, futurismo, expressionismo. Foi nessa época que ela pintou uma de suas obras mais famosas, A Negra (1923).

Em 1925, ela foi convidada para ilustrar o livro de poemas, Pau-Brasil, de Oswald de Andrade, que foi publicado em Paris. Em 1928, pintou Abaporu, tela que inspirou o

Movimento Antropofágico, lançado por Oswald de Andrade e Raul Bopp (1898-1984). Em 1933, após uma viagem à União Soviética, começou uma fase dirigida para temas sociais, com as obras Operários e de 2 ª Classe. Em 1936 começou a escrever uma coluna sobre a arte no Diário de São Paulo.

Tarsila do Amaral faleceu no Hospital da Beneficência Portuguesa, em São Paulo, em 17 de janeiro de 1973 devido à depressão. Foi enterrada no Cemitério da Consolação.

OBRA

Quadro mais importante de Tarsila do Amaral

Abaporu, 1928

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com