TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VINCULOS E APOIO

Trabalho Escolar: VINCULOS E APOIO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/8/2014  •  624 Palavras (3 Páginas)  •  1.731 Visualizações

Página 1 de 3

UNIDADE I: VÍNCULOS E APOIOS

São elementos de construção que impedem os movimentos de uma estrutura. Em estruturas planas, podem ser classificados em três tipos:

I.1 – Vínculo Simples ou Móvel

Este tipo de vínculo impede o movimento de translação na direção normal ao plano de apoio, fornecendo uma única reação (normal ao plano de apoio).

Representação simbólica:

I.2 – Vínculo Duplo ou Fixo

Este tipo de vínculo impede o movimento de translação em duas direções, ou seja, na direção normal e na direção paralela ao plano de apoio, podendo fornecer duas reações, uma para cada plano.

Representação Simbólica:

I.3 - Engastamento

Este tipo de vínculo impede a translação em qualquer direção, além de impedir a rotação do mesmo, através de um contra-momento, que bloqueia a ação do momento de solicitação.

ESTRUTURAS

Denomina-se estrutura ao conjunto de elementos de construção, composto com a finalidade de receber e transmitir esforços. As estruturas planas são classificadas através de sua estaticidade em 3 tipos:

a) Estruturas Hipoestáticas: São instáveis quanto à estaticidade, e por isso serão bem pouco utilizadas nesse nosso contexto. Recebem essa classificação devido ao fato de o número de equações da estática ser superior ao número de incógnitas.

Exemplo:

b) Estruturas Isostáticas: A estrutura é classificada como isoestática quando o número de reações a serem determinadas coincide com o número de equações da estática.

Exemplo:

c) Estruturas Hiperestáticas: A estrutura é classificada como hiperestática quando as equações da estática são insuficientes para determinar as reações nos apoios. Para tornar possível a solução destas estruturas, deve-se também, utilizar as equações de deslocamento, estudadas posteriormente em resistência dos materiais.

Exemplo:

UNIDADE II: EQUILÍBRIO DE FORÇAS E MOMENTOS

Para que um determinado corpo esteja em equilíbrio, é necessário que sejam satisfeitas as seguintes condições:

1-) A resultante do sistema de forças atuante deve ser nula;

2-) A resultante dos momentos atuantes em relação a um ponto qualquer do plano de forças será nula.

Desta forma conclui-se que, para forças coplanares, = 0; = 0 e = 0.

II.1 – Força Axial ou Normal F

É definida como força axial ou normal, a carga que atua na direção do eixo longitudinal da peça. É denominada normal, por ser perpendicular à seção transversal da peça.

II.2 – Tração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com