TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VISÃO HOLISTICA NA SOLUÇÃO DAS QUESTOES AMBIENTAIS

Tese: VISÃO HOLISTICA NA SOLUÇÃO DAS QUESTOES AMBIENTAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2013  •  Tese  •  790 Palavras (4 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

Neste trabalho abordaremos os problemas sustentáveis relacionados ao crescimento e progresso populacional, usaremos da visão holística para analisar e abordar este tema.

Ao longo das últimas décadas tem havido uma série de esforços internacionais para ajudar as empresas a alcançar seus ideais de consciência ambiental e sustentabilidade dentro de parâmetros focados em determinados indicadores, principalmente, frente a utilização dos Recursos Naturais.

Abordaremos estes aspectos e discutiremos algumas situações a fim de abordar soluções e discutir este tema cada vez mais comum para a sociedade moderna.

VISÃO HOLISTICA NA SOLUÇÃO DAS QUESTOES AMBIENTAIS

1. VISÃO HOLISTICA.

A palavra hólos veio do grego e significa inteiro; composto. Segundo o dicionário, holismo é a tendência a sintetizar unidades em totalidades, que se supõe seja própria do universo. Sintetizar é reunir elementos em um todo; compor.

O pensamento holístico é profundamente ecológico, e de acordo com ele, o indivíduo e a natureza não estão separados, mas formam um conjunto impossível de ser dissociado. Por isso é que qualquer forma de agressão à natureza e ao meio ambiente, para a abordagem holística, é pura e simplesmente uma forma de suicídio. Através deste pensamento podemos estabelecer conexões, tendo como ponto de convergência a ação que se desenvolve num trabalho cooperativo para resultados efetivos, tanto em pesquisas, ações ou tentativas de solução para as questões mais diversas na área ambiental.

2. DIREITO AMBIENTAL

As pessoas assumem, mentalmente, um posicionamento favorável à defesa e preservação de todas as coisas ligadas à natureza, mas, quase sempre, adotam posturas inertes ou mesmo contrárias ao meio ambiente.

Quando o assunto é direito ambiental, a realidade não difere. Ao contrário, é rigorosamente a mesma. Muito embora os operadores do direito, de um modo geral, tenham consciência da importância da garantia e preservação do meio ambiente, na prática a atuação dos profissionais da área jurídica fica aquém das necessidades prementes que circundam a natureza.

A análise panorâmica e complexa do direito ambiental recebe a denominação doutrinária de visão holística. Sua aplicabilidade prática gera inúmeras conseqüências, como, de entre outros, o desenvolvimento sustentável. O direito ambiental não pode pretender, por exemplo, estagnar o desenvolvimento social porque este poderá, em tese, comprometer a sadia qualidade de vida da presente e das futuras gerações.

Eis o grande desafio. Encontrar soluções, jurídicas e não jurídicas, para possibilitar o crescimento econômico, com todas as suas evidentes vantagens, sem degradar a natureza ou possibilitando a sua eficaz recuperação. Uma boa alternativa seria o melhor aproveitamento dos recursos naturais, como a energia eólica.

Importante ressaltar que a defesa e a preservação do meio ambiente impõe atuação jurídica preventiva e repressiva. O direito ambiental deve utilizar sua estrutura para evitar o chamado dano ambiental. Se, por mais eficaz que tenha sido a prevenção, houver dano, comprometendo a qualidade de vida, a estrutura servirá para responsabilizar o causador. E a responsabilidade ambiental compreende simultaneamente a responsabilidade civil - que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com