TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Variáveis Extrísecas E As "relações" Espúrias

Exames: Variáveis Extrísecas E As "relações" Espúrias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2013  •  471 Palavras (2 Páginas)  •  1.173 Visualizações

Página 1 de 2

Variáveis extrísecas e as “relações” espúrias

7.5. 1 Quando um investigador se depara com duas varáveis logo vem a pergunta: Trata-se de uma relação real?Ou há uma conecção acidental com uma variável associada?Uma relação espúria é a interpretação da relação e não a relação entre si. Isto quer dizer que nenhuma variável exerce influência sobre a outra, mas são indicadores do mesmo conceito, efeitos ou causa comum, elementos de uma unidade funcional, partes ou manifestações de um sistema ou complexo comum, enfim, estão associadas.

Quando é constatada uma relação espúria o investigador não precisa abandonar a pesquisa, ele pode deslocar seus estudos correlacionando a ligação independente e a relação dependente, pois ambas se devem a uma terceira.

Se uma terceira variável for colocada em teste, e pela lógica correlacionar-se tanto com a independente, quanto com a dependente ela se deve a variável extrínseca.

Varáveis componentes e apresentação “em bloco”

7.5.2 As variáveis sociológicas têm características se apresentarem em blocos por serem caracterizados em termos de uma pluralidade de dimensões.

O investigador social manipula muitos conceitos globais e que se compõe de muitos subconceitos ou variáveis componentes. Assim, na análise da relação entre uma variável independente global e uma variável dependente, é importante saber quais variáveis do conceito global ou quais deles associados se configuram como o responsável decisivo pela variável dependente observada. Ao lidar com um conceito global, seleciona-se o fator teste uma variável componente que seja expressão, aspecto ou elemento da variável independente global, se ela tem finalidade de exercer controle. Se a variável desvanece, a variável componente era a responsável pelo resultado encontrado, se a relação não for alterada a variável componente não tem influência sobre o resultado.

7.6 Variáveis intervenientes e antecedentes

7.6.1Variável interveniente é aquela que, numa seqüência casual se coloca entre a variável independente e a dependente, tendo como função ampliar, diminuir ou anular a influência da variável independente sobre a dependente.

Uma variável interveniente requer-se a presença de três relações assimétricas:

A relação original, entre as variáveis independente e a dependente, uma relação entre a variável independente e a variável interveniente, sendo que a variável interveniente atua como se fosse dependente(feito da independente) e uma relação entre a variável interveniente e a variável dependente atuando a interveniente como independente.

7.6.2 Variáveis antecedentes

A variável antecedente tem por finalidade explicar a relação independente e dependente. Coloca-se na cadeia causal antes da variável independente, indicando uma influencia eficaz e verdadeira, não afasta a relação independente da relação dependente, esclarece as influencias que precederam essa relação.

Três requisitos estatísticos devem ser satisfeitos para poder afirmar que uma variável é antecedente.

As três variáveis,antecedentes,independente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com