TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vazão

Ensaios: Vazão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2012  •  2.301 Palavras (10 Páginas)  •  486 Visualizações

Página 1 de 10

1. INTRODUÇÃO

A canela é a especiaria obtida da parte interna da casca do tronco. É muito utilizada na culinária como condimento e aromatizante e na preparação de certos tipos de chocolate e licores. Na medicina, empregada como os óleos destilados, é conhecida por 'curar' resfriados. O sabor e aroma intensos vêm do aldeído cinâmico ou cinamaldeído. O cinamaldeído ou aldeído cinâmico (mais precisamente o trans–cinamaldeído, a única forma ocorrente na natureza) é o composto químico que confere à canela o seu sabor e cheiro característicos.

Ciatdo por (KOKETSU et al., 1997). O cultivo de canela em diferentes condições ambientais afeta a planta profundamente, de modo que uma mesma espécie ou variedade, cultivada em outro país, pode diferir daquela obtida de seu país de origem com conseqüente variação nas concentrações de suas principais substâncias. Na canela, a constituição química varia significativamente em relação às distintas partesda planta, a casca é rica em aldeído cinâmico e a folha é fonte de eugenol.

A canela é uma árvore do ciclo perene e que atinge até 8 a 9 metros de altura. A casca dos ramos é comercializada em rama (pau), raspas e pó. A caneleira é utilizada na culinária e na fabricação de bebidas, medicamentos, perfumes, shampoos e sabonetes. As suas propriedades medicinais são: Adstringente, afrodisíaca, anti-séptica, carminativa, digestiva, estimulante, hipertensora, sedativa, tônica e vasodilatadora.

De acordo com (LIMA et al., 2005). A planta canela-da-índia (Cinnamomum zeylanicumBlume) é originária do Sri Lanka. A parte interna da casca constitui a canela comumente comercializada que possui propriedades aromáticas e condimentares. O Brasil importa quantidades significativas de cascas e óleo essencial da canela, dada a ausência de cultivo comercial desta especiaria no País.

Apresenta-se como um líquido de coloração amarela mais viscoso que a água cheirando intensamente a canela.

O isolamento deste composto da sua fonte natural pode ser efectuado recorrendo à técnica de destilação por vácuo visto que o seu ponto de ebulição é de 250ºC nas condições normais de pressão.

Conforme Amado e Cardoso (2004), é um liquido viscoso, que apresenta coloração amarela a amarela escura, possui ponto de ebulição igual a 250 ºC, e de ignição igual a 71ºC.

A canela (Cinnamomum zeylanicum) é uma especiaria antiga, de aroma agradável, estimulante dos sentidos e calmante para os nervos. Ela é retirada da casca de uma árvore encontrada no Sri Lanka e no sudoeste da Índia, e é disponível também em forma de óleo, extrato e pó seco, sendo utilizados em substâncias aromáticas, incensos, chás, licores, cremes dentais, Perfumes e cosméticos. O licor é feito incorporando a casca macerada na bebida.

Segundo (Pio Corrêa, 1984; Costa, 1975; Almeida,1993).A parte interna da casca do tronco e dos ramos, constitui a canela do comércio, com vasto uso mundial na perfumaria e na culinária, devido suas propriedades aromáticas e condimentares além de ser,popularmente, utilizada como estimulante, tônica, carminativa e antiespasmódica.

Descoberto em 1884 por Dumas e Péligot é encontrado na casca das árvores da canela e outras espécies do género Cinnamomum, tais como a cânfora e cássia. Estas árvores são fontes naturais de canela e o óleo essencial extraído da sua casca tem na sua composição cerca de 90 % de cinamaldeído. ÓLEO DE CANELA.

O óleo de canela atua contra as dores artríticas, musculares e reumáticas. Combate o estresse, a frigidez e a impotência, as gripes e resfriados, as infecções microbianas, a neurastenia ou qualquer tipo de estagnação física, emocional ou mental.

É um forte estimulante circulatório, cardíaco, metabólico e respiratório.

Ajuda a relaxar a musculatura. Suas propriedades específicas do óleo de canela são: afrodisíaco, analgésico, antidepressivo, antibiótico, antiespasmódico. antiparasitário. antisséptico, antiviral, bactericida, expectorante, fungicida, imunoestimulante, termogênico.

A partir das ideias de (Costa, 1975). A canela e o seu óleo essencial são empregados como corretivos do odor e do sabor na preparação de alguns medicamentos.

Seu aroma nos remete ao exotismo mágico do Oriente, seu sabor picante atiça nosso paladar e sua cor nos lembra a sensualidade das peles bronzeadas pelo sol. É a canela, uma das mais conhecidas e utilizadas especiarias que, entre outras qualidades, tem poderes afrodisíacos.

De sabor forte, adstringente e picante, realça doces, sobremesas, e inúmeros pratos orientais. No ocidente é mais usada em doces, mas é comum saborear pratos salgados orientais temperados com canela. É vastamente usada em misturas como o curry, os garans indianos ou a mistura chinesa five spicy.

As essências ou aromas das plantas devem-se principalmente aos óleos essenciais. Os óleos essenciais são usados, principalmente por seus aromas agradáveis, em perfumes, incenso, temperos e como agentes flavorizantes em alimentos. Alguns óleos essenciais são também conhecidos por sua ação antibacteriana e antifúngica. Outros são usados na medicina, como a cânfora e o eucalipto. Além dos ésteres, os óleos essenciais são compostos por uma mistura complexa de hidrocarbonetos, álcoois e compostos carbonílicos, geralmente pertencentes a um grupo de produtos naturais chamados terpenos. Muitos componentes dos óleos essenciais são substâncias de alto ponto de ebulição e podem ser isolados através de destilação por arraste a vapor.

A destilação por arraste de vapor é uma destilação de misturas imiscíveis de compostos orgânicos e água (vapor). Misturas imiscíveis não se comportam como soluções. Os componentes de uma mistura imiscível "fervem" a temperaturas menores do que os pontos de ebulição dos componentes individuais. Assim, uma mistura de compostos de alto ponto de ebulição e água pode ser destilada à temperatura menor que 100C, que é o ponto de ebulição da água.

O princípio da destilação à vapor baseia-se no fato de que a pressão total de vapor de uma mistura de líquidos imiscíveis é igual a soma da pressão de vapor dos componentes puros individuais.

2. OBJETIVO

Objetivo Geral:

Obter o óleo essencial a partir da canela.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com