TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Velocidade (Ed. Física)

Casos: Velocidade (Ed. Física). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  1.191 Palavras (5 Páginas)  •  37.010 Visualizações

Página 1 de 5

Velocidade

1- Introdução

Os treinamentos desportivos modernos foram mudando bastante através do tempo e nos últimos trinta anos adquiriram características físicas completamente diferentes. Hoje para se desenvolver a velocidade é preciso usar exercícios específicos e de competição, geralmente executados em condições simplificadas, relativamente ás de competição. Em se tratando de esportes, a velocidade é destinada aos atletas que procuram o atingir sempre o seu máximo em uma competição.

2- Conceito

Existem definições diferentes quanto ao conceito de velocidade por parte de estudiosos renomados. Segundo (Barbanti, 1996), a velocidade é definida como a máxima rapidez de movimentos que pode ser alcançado.

Já (Bangsbo, 1994) afirma que a velocidade no esporte é a capacidade de atingir maior rapidez de reação e de movimento, de acordo com o condicionamento específico, baseada no processo cognitivo, na força máxima de vontade e no bom funcionamento do sistema neuromuscular.

Podemos dizer que velocidade é a capacidade física que permite realizar movimentos ou percorrer distâncias no menor tempo possível ou reagir rapidamente a um sinal.

2.1- Tipos de velocidades

Velocidade de Reação:

Também chamada de tempo de reação, a velocidade de reação pode ser definida como a “velocidade com a qual um atleta é capaz de responder a um estímulo”.

Podemos considerar as velocidades de reação como simples e complexas.

Um exemplo de reação simples seria a largada de uma corrida de velocidade.

Já um exemplo de reação complexa seria representada em um jogo esportivo, onde é necessário reagir adequadamente às diversas situações de jogo.

Velocidade Acíclica:

A velocidade acíclica contém movimentos únicos motores, as ações começam de uma maneira e terminam de outra. Podemos citar como exemplo ações na forma de lançamento, de arremesso, de salto, de chute ou de batida.

Velocidade Cíclica:

A velocidade cíclica consiste numa seqüência de ações motoras, ritmicamente repetida, independentemente do fato de se tratar de movimentos das extremidades superiores ou inferiores, assim como do tronco. Como exemplos de velocidades cíclicas podemos citar, corridas de velocidade, corridas para saltos em distância e etc.

Velocidade de Deslocamento:

É a capacidade máxima de um indivíduo deslocar-se de um ponto para outro. Também é chamada de velocidade de movimento. A velocidade de deslocamento é uma qualidade física específica em provas de velocidade de um modo geral. Exemplo são provas de atletismo, natação, ciclismo e remo.

Velocidade dos Membros:

É a capacidade de mover os braços ou pernas tão rápido quanto possíveis. É uma valência física essencial para os corredores e nadadores de velocidade, lutadores de Boxe, ciclistas, esgrimistas e etc.

Uma observação importante deve ser feita:

Não se pode confundir essa qualidade física com a velocidade de deslocamento.

Por exemplo: um corredor pode apresentar uma maior freqüência de passadas (maior velocidade dos membros) e no entanto, não possuir uma boa velocidade de deslocamento.

Velocidade de Ação:

É a capacidade que não depende somente do aspecto motor, enfatiza fortemente os fatores espaciais e temporais que regem as exigências subjetivas da ação. Nesse caso, um importante papel é assumido por fatores psicológicos, onde somado a reação motora o atleta deve ter alta capacidade de percepção, antecipação, decisão, reação, tomada de decisões e movimentações de ações reunidas.

3- Como podem ser avaliadas

Existem diversos aparelhos que servem para avaliar a velocidade de atletas, alguns projetados especificamente para certas modalidades esportivas, conforme citaremos a seguir:

Sensor de Células Foto-elétricas

Sensores com células foto-elétricas que, quando ultrapassados, são capazes de acionar cronômetros sucessivos. Com funcionamento 100 % wirelles, o sistema é utilizado para treinar e avaliar velocidade regular e complexa, ritmo de corrida, tempo de reação e tomada de decisão, através da emissão de estímulos visuais e sonoros.

Figura 1 - Sensor de Células Foto-elétricas

Esteira Super Treadmill

Esteira rígida e ultraveloz, desenvolvida especificamente para o treinamento de overspeed. Oferece velocidades de até 28 milhas por hora (44,8 km/h) e é capaz de atingir inclinações de 45 % e declinações de 5 %. Especifica para a avaliação e treinamento de velocistas, saltadores ou atletas de modalidades coletivas que corram em altíssima velocidade.

Figura 2 - Esteira Super Treadmill

4-Formas ou modelos de treinamento

Dificilmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com