TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Verdade, Um Conceito Plurívoco.

Ensaios: Verdade, Um Conceito Plurívoco.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2013  •  351 Palavras (2 Páginas)  •  511 Visualizações

Página 1 de 2

No grego, o termo utilizado para verdade é aletheia, algo desvelado, não coberto, não oculto, ou não esquecido. Verdade, portanto, na perspectiva do grego é aquilo que está exposto, á luz. É a verdade segundo a tradição filosófica. Algo que está exposto sempre encobre algo de si mesmo, aonde na aparência há sempre a dissimulação. Portanto, para a filosofia, verdade não encerra a busca e a pesquisa, porque esta verdade que se apresenta, ou que se descreve, nunca está completa ou esgotada. No hebraico, verdade é emunah, o cumprimento do que foi pactuado, prometido, vaticinado. É a verdade segundo a Teologia, que se fundamenta na revelação. Neste contexto, não se discute a verdade, posto que foi objeto de revelação, partindo de ser superior. E aí, esta verdade não se objeta, não se discute, apenas aceita-se. Ocorre, entretanto, que se afirmar que algo é verdade, tal afirmação é discurso, e todo discurso pode ser posto em suspensão. As palavras, bem articuladas, logicamente bem colocadas, e enfaticamente bem pronunciadas, podem dar a coloração que se desejar, construindo-se nesta articulação enunciados com status de verdade.

A verdade possui várias teorias que foram construídas ao longo dos séculos, á partir de três concepções diferentes:

Aletheia: significa não oculto, não escondido, não dissimulado. O verdadeiro é o evidente ou plenamente visível para razão é de origem grega. No âmbito jurídico significa o que é plenamente visto, que não se reste duvida alguma sobre a realidade dos fatos.

Veritas: se refere a precisão, ao rigor e a exatidão de um relato. Se refere as coisas que foram e é de origem latina. Se refere a uma verdade dita, provada e influenciada através de provas forjadas.

Emunah: significa confiança ou crença. É fundada na esperança, referida ao futuro, ao que será ou virá e é de origem hebraica.

Pragmática: Na qual o conhecimento é considerado verdadeiro pelos seus resultados e experiências. Se refere aos resultados obtidos através de pericias técnicas.

Mas, a nossa verdade é uma mistura dessas concepções. Para ser possível se definir se um conhecimento é verdadeiro devemos analisar em qual das quatro ideias ele melhor se encaixa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com