TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vespas No Controle De Pragas Na Agricultura

Dissertações: Vespas No Controle De Pragas Na Agricultura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  5.616 Palavras (23 Páginas)  •  659 Visualizações

Página 1 de 23

ADVICE- NÚCLEO INTEGRAL DE FORMAÇÃO E PESQUISA TÉCNICO PROFISSIONAL

VESPAS NO CONTROLE DE PRAGAS NA AGRICULTURA

LETÍCIA BRENDA DA SILVA DIAS

PATOS DE MINAS

SETEMBRO 2013

LETÍCIA BRENDA DA SILVA DIAS

VESPAS NO CONTROLE DE PRAGAS NA AGRICULTURA

Trabalho de conclusão de curso entregue à ADVICE como requisito parcial para a obtenção do Certificado de Técnico em Meio Ambiente sob a ora sob a orientação da professora Especialista Kelly Cristina Andrade Amorim.

.

PATOS DE MINAS

2013

Agradeço primeiramente a Deus, sem ele eu nada seria...

Agradeço a meus pais José e Sebastiana, meus irmãos Maria, Abadia e Sebastião, meus sobrinhos Maria Clara, Matheus, Isabela e Vitor, que sempre me apoiaram e não mediram esforços para que eu chegasse até aqui...

Agradeço a todos os professores, em especial aos professores Saulo e Kelly que me orientaram na realização deste trabalho...

Agradeço a todos os meus colegas e amigos pelo apoio e companheirismo...

VESPAS NO CONTROLE DE PRAGAS NA AGRICULTURA

Letícia Brenda da Silva Dias

Kelly Cristina Andrade Amorim

RESUMO

O controle de pragas na agricultura vem sendo estudado de forma a substituir os excessos de aplicações de agrotóxicos na agricultura moderna por controles biológicos. A degradação e disseminação de espécies animais e vegetais estão ligadas diretamente a estes fatores, também como a poluição dos solos e lençóis freáticos. Objetivou-se com esta pesquisa a importância na informação e utilização de recursos naturais para controle de pragas e doenças nas lavouras. Concluiu-se que o estudo deverá implicar na utilização das vespas na agricultura para a solução dos problemas e viabilizar solucionando as formas de controle de pragas.

Palavras- chave: controle biológico, pragas, trichogramma.

1 INTRODUÇÃO

Parra et al. (1989) com a necessidade de se manusear as lavouras e grandes plantações, se deu por necessidade o controle de pragas e doenças gerados através de desmatamentos e processos de manipulação do meio ambiente em prol de ações voltadas para a agricultura onde grandes produtores buscam resultados cada vez maiores de produções em larga escala.

O controle das pragas e doenças conforme GALLO et al., foi voltado através de combate com grandes variedades de agrotóxicos dispersados pelas lavouras sem controle qualificado e muitas das vezes criminalmente pela necessidade de cumprir metas enfatizando aos desafios da agricultura em larga escala.

Para se ter ideia, dados da CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento) o Brasil é campeão e principal consumidor de agrotóxicos em larga escala e também uma grande preocupação, pois segundo os especialistas o combate às pragas agrícolas ameaçam as lavouras sendo grande fator de contaminação das águas e solos também como a saúde humana.

Alternativas para amenizar o uso intensivo de produtos químicos são desenvolvidos através de pesquisas como a empresa EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) que atua para soluções e dados onde são estudados soluções naturais de combate a pragas em lavouras utilizando uma vespa que atua na natureza como uma excelente predadora por nome científico de trichogramma, onde a espécie é capaz de combater naturalmente mais de 200 tipos de lagartas que devoram grandes lavouras (MARQUES, 1996; PREZOTO 1999).

Utilizando-se da vespa na agricultura os pesquisadores pretendem mostrar a eficiência do inseto na captura das lagartas através de manipulação em laboratório onde se cria os ovos da vespa e adicionam em uma cartela apropriada dispersando-a em locais estratégicos nas lavouras. Ao eclodirem as vespas vão se alimentar das lagartas e ovos minimizando as aplicações de agrotóxicos evoluindo assim a forma de combate as pragas(MARQUES, 1996; PREZOTO 1999).

Partiu-se da hipótese que as vespas trichogramma será a solução biológica agroindustrial evitando impactos ambientais futuros.

Justificou-se com esta pesquisa, a importância de se utilizar os processos biológicos no combate e controle de pragas em lavouras visando a preservação dos recursos naturais no meio ambiente e também para atuar na divulgação dos meios de combate se utilizando de vespas no intuito de inovar e substituir as etapas de pulverização.

De tal forma, é de grande necessidade a imposição dos processos de manutenção de lavouras agregando valor e viabilizando custos. E por fim de se ter grande interesse pelo assunto, divulgando as possibilidades de valores agregados aos produtos e a economia gerada pela diminuição dos defensivos químicos a serem dispersos pelas lavouras evitando intoxicações e contaminações de solos, águas e humanidade.

Objetivou-se com este trabalho informar e enfatizar a importância de controle biológico de pragas na agricultura com o uso de vespas e demonstrar os benéficos que este tipo de controle traz ao meio ambiente. Especificamente buscou-se:

Demonstrar os benefícios do controle biológico de pragas;

Informações sobre a vespa (trichogramma) e suas diversidades.

Mostrar a grande importância da utilização das vespas no controle biológico na forma de evitar contaminação dos recursos hídricos, solos e doenças advindas por consumo de produtos com agrotóxicos.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.3 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com