TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Controle De Pragas No Setor Florestal

Ensaios: Controle De Pragas No Setor Florestal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  303 Palavras (2 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 2

O Manejo Integrado de Pragas (MIP) é uma filosofia de controle de pragas que procura preservar e incrementar os fatores de mortalidade natural, através do uso integrado de todas as técnicas de combate possíveis, selecionadas com base nos parâmetros econômicos, ecológicos e sociológicos, visando a manter a densidade populacional de um organismo abaixo do nível de dano econômico (NDE). Tem como objetivo, garantir a proteção dos operadores, a produtividade das plantações e a conservação ambiental. De acordo com os conceitos do MIP, são conduzidos programas para selecionar árvores resistentes às pragas e doenças e, sempre que tecnicamente aplicável, prioriza-se o controle biológico.

O NDE é o nível que mede a densidade populacional de uma praga capaz de causar prejuízo (dano econômico) de igual valor ao seu custo de controle. Para calculá-lo é necessário saber que a produção da cultura é reduzida à medida que a densidade populacional da praga ou o dano a planta aumente.

Outro conceito muito usado na MIP é o do Nível de Ação ou de Controle (NA ou NC), que é a densidade populacional de uma praga em que devem ser tomadas as medidas de controle para que não causem danos econômicos. A diferença entre os valores de NDE e NC é igual a velocidade de ação dos métodos de controle.

Com a implantação dos conceitos de NC e NDE, o MIP avançou em algumas culturas em relação aos métodos tradicionais, mas estava focalizado apenas na avaliação de densidade populacional das pragas, sem considerar o efeito do controle biológico natural na tomada de decisão. Isso mudou com a determinação do Nível de Não-Ação (NNA), que é a densidade populacional dos inimigos naturais capaz de controlar a população da praga sem a intervenção humana.

Esses conceitos passaram a integrar o MIP e são utilizados rotineiramente nas atividades regulares da cultura florestal.

Fontes: http://www.den.ufla.br/siteantigo/Professores/Ronald/Disciplinas/Notas%20Aula/MIPFlorestas%20conceitos%20mip.pdf

http://www.duratex.com.br/Sustentabilidade/pt/Meio_Ambiente/Manejo.aspx

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com