TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Indroducao A Controle De Pragas De Oidios Com O Leite

Trabalho Universitário: Indroducao A Controle De Pragas De Oidios Com O Leite. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  328 Palavras (2 Páginas)  •  428 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

Oídios são doenças de plantas causadas por fungos altamente evoluídos, sendo todos parasitas biotróficos obrigatórios, ou seja, só crescem no tecido vivo das plantas. Eles se situam entre os principais fitopatógenos, ocorrendo em todas as regiões do mundo e na maioria das espécies vegetais cultivadas. Embora raramente causem a morte das plantas, eles reduzem o potencial produtivo das culturas e podem afetar a qualidade do produto. Os Oídios, também conhecidos como cinza ou míldio pulverulento, são facilmente reconhecidos, pois formam colônias esbranquiçadas e de aspecto pulverulento na superfície das plantas, principalmente sobre a superfície das folhas. Bettiol (2015)

O controle dos Oídios é realizado por meio do uso de variedades resistentes e de fungicidas de acordo com as pesquisas de Bettiol (2015). No caso dos fungicidas, apesar da eficiência, ocorrem diversos problemas relacionados com a seleção de linhagens resistentes do patógeno e com a contaminação ambiental, do alimento e do aplicador. Mas e possível controlar de uma maneira bem mais simples e com o menor gasto além de diminuir o agrotóxico nas plantas usando o leite de vaca cru para a pulverização .

A pulverização do leite uma vez por semana nas quantidades de 5% a 10% de acordo com o avanço da doença é capaz de controlar diretamente o problema ,estimulando ainda o controle biológico natural. Inicialmente esse recurso foi pensado apenas para as lavouras de pepinos, abobrinhas, alface e quiabo. Porém, foi observado que funciona também em Eucaliptos, pimentão e outras hortaliças aplicadas semanalmente de acordo com os especialistas.

Nas empresas de laticínios, são feitas análises para a verificação da qualidade do leite trazido para a produção dos alimentos. Nessas análises o leite é usado e descartado em seguida. Ao observar isso resolvemos reaproveitar esse leite para que pudéssemos obter um pulverizante natural, além do não desperdício do mesmo. Sendo assim, encontraremos soluções não apenas para esses fins, como também para pessoas que lidam com a doença nas plantações .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com