TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vidrarias Se Laboratório

Dissertações: Vidrarias Se Laboratório. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2014  •  238 Palavras (1 Páginas)  •  756 Visualizações

AULA 1 – Auto – avaliação

1) Por que para levar um líquido a ebulição é necessário colocar pérolas de vidro ou pequenos pedaços de porcelana no recipiente?

Resp: As pérolas de vidro assim como os pequenos pedaços de porcelana se fazem necessários para evitar que um líquido aqueça muito rapidamente, entre rápido na ebulição e possa ser projetado para fora do recipiente causando queimaduras.

2) Para que serve a tela de amianto colocada abaixo do béquer, na montagem do experimento 1?

Resp: Além de servir de apoio para o béquer (ou outro material de laboratório), a tela de amianto é utilizada para a distribuição uniforme do calor.

3) Pode-se aquecer um líquido inflamável com a mesma montagem empregada para aquecer água? Justifique a resposta.

Resp: Não. Os líquidos inflamáveis são perigosos, pois corre o risco de provocar um incêndio e por isso devem ser empregadas medidas de segurança.

4) De acordo com o descrito no texto, um béquer deve ser utilizado para se coletar volume de líquido em medidas quantitativas? Justifique a resposta.

Resp: Não, pois o béquer não apresenta precisão em suas medidas.

5) As vidrarias relacionadas a seguir tem, todas, uma capacidade de 25 ml: pipeta graduada com precisão de 0,1 ml ; pipeta volumétrica ; bureta cuja menor graduação é 0,1 ml ; proveta cujo desvio avaliado é 0,5 ml e béquer cuja menor divisão é de 5 ml. Quais das vidrarias listadas são apropriadas para medir o volume de um líquido de :

a) 20,0 ml:

b) 10,0 ml:

c) 15,0 ml:

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com