TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Violencia,infantil

Projeto de pesquisa: Violencia,infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.996 Palavras (12 Páginas)  •  498 Visualizações

Página 1 de 12

Introdução:

Este trabalho tem por objetivo identificar as diferentes formas como a violência infantil se apresenta no meio da sociedade, através da desigualdade social, falta de sustentabilidade familiar e a ausência de políticas públicas e a mais comum e praticada é pelos pais ou responsáveis contra seus filhos, que são espancados muitas vezes sem motivos. Na atualidade nunca se falou tanto da violência contra criança, é um assunto que merece uma análise mais profunda e detalhada, é o que pretendo enfatizar neste trabalho.

Introdução:

Este trabalho tem por objetivo identificar as diferentes formas como a violência infantil se apresenta no meio da sociedade, através da desigualdade social, falta de sustentabilidade familiar e a ausência de políticas públicas e a mais comum e praticada é pelos pais ou responsáveis contra seus filhos, que são espancados muitas vezes sem motivos. Na atualidade nunca se falou tanto da violência contra criança, é um assunto que merece uma análise mais profunda e detalhada, é o que pretendo enfatizar neste trabalho.

2 – Desenvolvimento

VIOLÊNCIA INFANTIL

O que é violência infantil?

É o abuso ou maltrato físico e/ou psicológico de uma criança

por parte de seus pais - sejam biológicos ou adotivos

por outro adulto que possui a guarda da criança, ou mesmo

por outros adultos próximos à criança. (por exemplo, parentes e professores).

A violência Infantil pode ser praticada de variadas formas, as mais ocorrentes

São: a violência física, a sexual e a psicológica.

Dentre as outras formas de violência infantil estão:

Hostilidade verbal

Negligência

Desprezo

Abandono físico e emocional

Rejeição

A crítica excessiva

Ameaça de abandono

HOSTILIDADE VERBAL: São os gritos, xingamentos com palavras que ameaçam as crianças.

NEGLIGÊNCIA: O adulto responsável deixa de prover as necessidades básicas para o desenvolvimento físico ou psíquico da criança.

DESPREZO: Este tipo de violência aparece quando o adulto deprecia qualquer tentativa da criança de tomar iniciativas, não dá valor às ideias e opiniões que o filho expresse e compara-o à outras crianças menosprezando-o sempre.

ABANDONO FÍSICO E EMOCIONAL: O abandono físico se dá quando os pais que se ausentam por longos períodos, deixando os filhos aos cuidados de outras pessoas. A ameaça de abandono também é extremamente prejudicial à criança gerando muita insegurança e medo, e se dá quando os pais a querem castigar, dizendo que irão entregá-la à adoção, ou manda-la embora se ela não agir de determinada maneira.

REJEIÇÃO: A criança passa a ser desprezada, seus atos sempre reprovados e demonstrações de carinho se tornam raros. A criança passa a se sentir um erro e se culpa por existir, e as atitudes dos pais intensificam este sentimento da criança.

A CRÍTICA EXCESSIVA: Ocorre quando tudo que a criança faz nunca está bom o suficiente. Geralmente estas crianças são vítimas de pais excessivamente perfeccionistas e inseguros.

AMEAÇA DE ABANDONO: também é extremamente prejudicial à criança gerando muita insegurança e medo, e se dá quando os pais a querem castigar, dizendo que irá entregá-la à adoção, ou manda-la embora se ela não agir de determinada maneira.

Dentre todas essas violências as mais conhecidas são:

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA :A violência dos pais para com as crianças, pode adotar distintas formas , algumas mais fáceis de serem detectadas do que outras, mas todas denunciam um latente problema de saúde, que demanda abordagens multidisciplinares e soluções oportunas para cortar o ciclo da dor e resgatar a vítima (CRIANÇA) de sequelas importantíssimas, que a condicionará ao longo de sua vida.

MALTRATO FÍSICO :É o tipo de violência mais evidente e fácil de detectar. Trata-se de lesões provocadas por qualquer motivo, incluindo as reações a condutas indesejadas pelos pais ou responsáveis pela criança. Podem confundir-se com lesões acidentais, porem o olho treinado de uma educadora, pediatra ou assistente social saberá tomar as medidas necessárias para evidenciar e exterminar esse fato da vida da criança.

VIOLÊNCIA SEXUAL : Muitos pensam que abuso sexual infantil é ter uma relação sexual completa com uma criança, mas a definição é muito mais ampla do que isso. Podemos caracterizar o abuso como: tocar a boca, genitais, bumbum, seios ou outras partes íntimas de uma criança com objetivo de satisfação dos desejos; forçar ou encorajar a criança a tocar um adulto de modo a satisfazer o desejo sexual.

VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA :Até a alguns anos atrás, pensava-se que o maltrato infantil era consequência de transtornos psicológicos individuais, alcoolismo, toxicomania ou de carência financeiras ou educativas. As investigações atuais demonstram que, na realidade, é o produto de uma conjunção de fatores relacionados ao modelo familiar e social que valida à violência como procedimento aceitável para a solução de conflitos.

TRABALHO INFANTIL : O Trabalho infantil é uma violência contra o desenvolvimento físico e intelectual de nossas crianças.

O caminho que parece ser o mais válido para o combate à violência, embora árduo e difícil, é o caminho da não violência ativa.

Este caminho tem como objetivo promover uma revolução humana interior.

A revolução no coração do revolucionário e com isso, conseguir a mudança profunda do mundo exterior.

É preciso que as pessoas quebrem o silêncio e denunciem casos de violência contra a criança, não se pode ter medo de denunciar , pois quando se calam acabando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com