TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Violência Infantil

Por:   •  4/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  922 Palavras (4 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 4

Violência Infantil

Resumo

Todos os dias estamos nos deparado com o problema da violência. Uma das vertentes dessa violência tem sido contra com as crianças.

        Dentro dessa realidade podemos listar algumas dessas violências: violência infantil e sexual, maus tratos, abuso físico e psicológico, negligência e outros.

        E sobre esse parâmetro vamos abordar alguns desses temas.

Palavra chave: Violência

___________

* Jéssica Lady Damasceno Portela estudante de Serviço Social da FAFOR, 1° Semestre,APS orientada pelo professor Diogo Cals.

* Nayara do Nascimento Araujo  estudante de Serviço Social da FAFOR, 1° Semestre,APS orientada pelo professor Diogo Cals.

Introdução

        Casos de violência com crianças estão cada vez mais comuns. Diariamente as crianças vêm sofrendo diversos tipos de abusos, onde, em alguns casos, essa violência é praticada por pessoas das quais elas esperam amor, carinho, proteção e segurança.

        Nesse artigo, vamos tratar de algumas dessas violências, como e onde ocorrem, e sobre algumas das reações a que devemos prestar atenção.

        A violência contra a criança é sem duvida, uma das piores, se não a mais hedionda, forma de violência a que se pode submeter um ser humano.

Violência Infantil

A violência infantil é um tema bastante abordado nos dias de hoje. Entendeu-se que a forma de entendimento do adulto, parte da forma de como foi sua infância.

Segundo estudo do núcleo de estudos da violência (NEV) da Universidade de São Paulo (USP). Quem sofre agressões tem mais chances de adotar a violência como meio de soluções referente a conflitos.

A violência infantil inclui a violência física, psicológica, discriminação, negligência e maus tratos. A violência sexual, tido como um dos mais graves, pode afetar diretamente o desenvolvimento de crianças e adolescentes. Os efeitos deste trauma podem ser diversas patologias como depressão,transtornos alimentares, transtorno de estresse pós-traumático, entre outras.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), as drogas e o álcool são alguns dos exemplos de problemas que levariam a um adulto a cometer algum tipo de violência contra a criança.

O Centro de Referencia Especializado de Assistência Social (CREAS), oferece serviços especializados em diversos casos ligados a família e pessoas em situação de ameaça ou violação de direitos como violência física, psicológica, sexual e entre outros.

____________

Essas informações foram disponibilizados pelo site  http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2012-07-14/quem-apanha-na-infancia-tende-resolver-problemas-com-violencia-aponta-pesquisa.

Abuso sexual

        O abuso sexual normalmente é praticado por pessoal de confiança da família e da criança.A violência sexual infantil se configura por qualquer ato sexual para com uma criança, com a finalidade de obtenção de prazer sexual sobre uma pessoa que exerce de alguma forma poder sobre ela.

Segundo GUERRA, (1985); AZEVEDO; GUERRA (1998). O agressorgeralmente faz parte do convívio da criança ou pelo menos, conhecido por ela, e  a vítima, em geral ,nutre sentimentos de amor e ódio .Assim sendo, profissionais, vizinhos ou parentes receiam invadir o espaço privado para apontar a existência de violência no lar.

O número de abusos no Brasil é muito grande, mas em geral, a grande maioria das vitimas são meninas, porém apenas uma parte presta queixa, devido ao grau de parentesco que se mantém com o agressor, isso quando não é o próprio pai ou padrasto, tio, vizinho, primo, avô, amigo. O que gera um medo e muitas vezes vergonha por parte do agredido. Normalmente quando o agressor é conhecido pela família ele chega a fazer diversas promessas a criança e em troca pede-se segredo do ato. Quando não é consensual a criança se submete a situação por necessidade de algo, por exemplo: dinheiro, brinquedos, alimentos ou algo que esteja dentro do sonho, mas que está fora do alcance da mesma. Infelizmente as estatísticas brasileiras sobre esse tipo de abuso são muito defasadas, pois faltam verbas, melhores estudos, falta preparo para os pesquisadores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (159.3 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com