TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Violência No Trabalho

Artigos Científicos: Violência No Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  390 Palavras (2 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 2

Violência no trabalho

A violência no local de trabalho vem sendo definida como “incidentes no qual os trabalhadores são insultados, ameaçados, agredidos ou sujeitos a outros comportamentos ofensivos nas circunstâncias relativas ao seu trabalho”. As profissões mostradas a seguir são exemplo das mais expostas ao risco de violência: enfermeiros e outro pessoal de saúde, motoristas de táxi, condutores de autocarro, trabalhadores que efetuam reparações em casa do cliente, trabalhadores das estações de serviço, caixas, trabalhadores da segurança, mensageiros, agentes da polícia, fiscais de estacionamento, guardas prisionais, assistentes sociais e gestores de habitação social.

O conceito de violência no local de trabalho abrange normalmente insultos, ameaças ou agressão física ou psicológica por parte de pessoas exteriores à organização, incluindo clientes e utilizadores, contra alguém que está a trabalhar, e constitui um risco para a sua saúde, segurança e bem-estar dos trabalhadores. A violência poderá conter uma vertente racial ou sexual.

Os atos de agressão ou violência assumem a forma de:

• comportamento descortês - falta de respeito pelos outros;

• agressão física ou verbal - intenção de magoar;

• ataque - intenção de prejudicar a outra pessoa.

A agressão muitas vezes não parte apenas de pessoas exteriores, mas muitas vezes do próprio chefe que administra seu local de trabalho.

As consequências dessas agressões podem ser estresse, sentimento de injustiça e ate mesmo em casos mais sérios suicídios. O suicídio relacionado ao trabalho é um tema que vem crescendo estrondosamente, e não é uma novidade. Esta questão existe desde a antiguidade. Em si, não é um assunto novo, mas a forma como ele está se dando é muito característico da forma com a sociedade em que a gente vive está organizada, do modo de produção capitalista. Apesar de não ser uma novidade, este tipo de suicídio não alarmava tanto. Nos últimos dez anos o número de suicídios evidentemente relacionados ao trabalho cresceu enormemente e fica realmente difícil esconder isso. Contudo pode se perceber que a violência não esta ligada a um só tema como muitos dizem e apontam que e a pobreza, mas esta relacionada com a sociedade em si a violência nasce quando nos seres humanos não conseguimos controlar nosso maior pecado a ira e nos deixamos levar pelo calor das emoções a pobreza e uma justificativa que muitos usam, mas a violência e fruto de uma sociedade capitalista que abrange o conceito onde o mais forte sobrevive.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com